Funcionários de aeroportos iniciam greve em Portugal

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 27 de dezembro de 2019 as 12:21, por: CdB

Funcionários da empresa de assistência em escala Portway decidiram entrar em greve de três dias por questões trabalhistas.

Por Redação, com Sputnik – de Lisboa

Funcionários da empresa de assistência em escala Portway decidiram entrar em greve de três dias por questões trabalhistas pondo em risco o serviço de aeroportos em Portugal.

Funcionários da empresa de assistência em escala Portway decidiram entrar em greve de três dias por questões trabalhistas
Funcionários da empresa de assistência em escala Portway decidiram entrar em greve de três dias por questões trabalhistas

A ação envolve funcionários que prestam assistência a aeronaves nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

Conforme publicou o portal RTP Notícias, a ação já tem causado atrasos de vários voos no país, enquanto a greve deverá se estender por três dias.

Além disso, na capital Lisboa, as aeronaves assistidas pela Portway não estão recebendo carga, enquanto 90% dos trabalhadores da empresa na cidade paralisaram seus trabalhos.

Por sua vez, a agência agência inglesa de notícias Reuters noticiou que os atrasos têm sido de 20 a 80 minutos. Também existe o risco de voos serem cancelados.

Questões trabalhistas

Ainda de acordo com a mídia, a ação foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) de Portugal.

Para os funcionários da empresa, a Portway não cumpriu com o descongelamento das progressões nas carreiras conforme prometido em um acordo da companhia assinado em 2016.

Além disso, o SINTAC duvidou dos dados concedidos pela empresa sobre o aumento salarial de seus funcionários.

– (Com o intuito) de não baixar os seus lucros a fim de poder encher ainda mais os cofres do grupo Vinci (grupo detentor da Portway) – disse Fernando Simões, funcionário do SINTAC, sobre a suposta política da empresa.

Ainda de acordo com o sindicalista, em períodos onde há maior concentração de voos não haverá capacidade para realizar todo o trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *