Gás natural chega a São Gonçalo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de novembro de 2004 as 09:57, por: CdB

O governo do Rio de Janeiro e a concessionária fluminense de distribuição de gás canalizado CEG entregaram nesta quinta-feira o sistema de gás natural em São Gonçalo, município do Grande Rio, localizado no entorno da baía de Guanabara.

A inauguração ocorreu no posto de Gás Natural Veicular (GNV) de Alcântara. Para viabilizar a chegada do gás natural ao município, foram necessários R$ 50 milhões, que viabilizaram a construção de 110 quilômetros de gasoduto, ligando Guapimirim, passando pela localidade de Manilha, até chegar a São Gonçalo.

As obras geraram 1.500 empregos diretos e, segundo o governo do Rio, vão beneficiar 18 mil clientes residenciais, além dos consumidores do GNV. Até o final deste mês, o gás natural estará chegando também a Niterói.

Dados do governo do Rio indicam que o Estado é líder nacional em consumo de GNV, com 45 milhões de metros cúbicos vendidos por mês. O número de postos de abastecimento cresceu 40% desde 1999, melhorando o atendimento aos 200 mil veículos convertidos a gás no Rio de Janeiro.

Hoje, o gás natural já representa 12% da matriz energética do Estado, enquanto no Brasil não chega a 3%. Em todo o estado já existem mais de 200 postos de GNV.