Gazprom pode fechar parceria com a Shell para compra na Rússia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 4 de julho de 2005 as 11:02, por: CdB

A empresa russa que possui o monopólio de gás no país, a Gazprom, pode acertar parceria com a gigante do petróleo Royal Dutch/Shell para a compra da petrolífera Sibneft, do bilionário russo Roman Abramovich, informou o jornal Kommersant nesta segunda-feira.

A publicação divulgou a informação baseada em afirmação de fontes da Gazprom, de que a empresa espera assinar um acordo para comprar as ações dos principais acionistas da Sibneft, que incluem Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea.

O Kommersant citou ainda que essas fontes próximas da Gazprom acreditam que a aquisição da Sibneft é parte de um amplo negócio entre as duas empresas, que incluiria ativos da Shell nos campos de exploração da Gazprom em Sakhalin e na Sibéria.

– Não estamos comentando especulações da mídia – afirmou um porta-voz da Shell em Moscou. A Gazprom também preferiu não comentar a reportagem. E o porta-voz da Sibneft, John Mann disse que rumores acerca de compradores da companhia foram constantes nos últimos quatro anos.

“Se confirmada, a compra da Sibneft pela Gazprom certamente poderia alavancar uma forte performance de estoques, embora em uma perspectiva de médio prazo, as projeçóes para os acionistas minoritários da Sibneft estejam longe de serem promissoras, em nossa opinião”, avaliaram analistas da corretora Aton em um relatório.