George W. Bush cai de “scooter” em passeio com Bush pai

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 12 de junho de 2003 as 19:43, por: CdB

O presidente norte-americano George W. Bush saiu nesta quinta-feira para um passeio com seu pai, o ex-presidente George Bush (1989-1992), em um tipo de “scooter” chamado Segway. Ao percorrer a calçada em frente à casa de verão da família Bush, o presidente acabou caindo de seu transportador Segway.

A família Bush está reunida em sua casa verão em Kennebunkport, Estado do Maine (nordeste dos EUA). Bush partiu de Washington para passar cinco dias com seu pai, que comemora seu 79º aniversário.

George Bush era presidente dos EUA em 1990, quando o país lançou a primeira guerra contra o Iraque, a Guerra do Golfo. O atual presidente tem enfrentado críticas a respeito das justificativas para invadir o Iraque.

A afirmação feita pelo presidente norte-americano em janeiro de que o Iraque teria adquirido urânio no Níger para fabricar armas atômicas foi posta em dúvida por uma investigação conduzida em 2002 pela CIA (agência de inteligência dos EUA) naquele país africano.

Críticas

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal norte-americano Washington Post, um enviado da agência norte-americana que se deslocou ao Níger no início do ano passado concluiu serem infundadas as suspeitas de que o Iraque teria comprado urânio naquele país.

A administração Bush iniciou há um ano uma campanha de denúncias cada vez mais insistentes sobre o alegado arsenal químico, biológico e radioativo do Iraque, tendo em 20 de março desencadeado uma operação militar no país para desmantelar o suposto arsenal.

No entanto, nas últimas semanas acentuou-se nos EUA o debate sobre a veracidade das denúncias da administração Bush acerca do armamento iraquiano e sobre a amplitude da manipulação a que a informação reunida pelos serviços secretos foi sujeita para criar um pretexto para a guerra.