Gestão Integrada reduz tempo de deslocamento de viaturas

Arquivado em:
Publicado Terça, 12 de Dezembro de 2017 às 12:28, por: CdB

Segundo o superintendente de Gestão Integrada do CICC, George Freitas, não há sobreposição de pedidos e deslocamentos desnecessários

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

A redução do tempo de despacho de viaturas para ocorrências policiais e situações de emergência em 70% é um dos resultados obtidos com a integração das forças policiais no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

policiario.jpg
Respostas são rápidas e com melhor aproveitamento de recursos

Segundo o superintendente de Gestão Integrada do CICC, George Freitas, não há sobreposição de pedidos e deslocamentos desnecessários. De acordo com Freitas, as respostas são rápidas, em situações de risco, com melhor aproveitamento de recursos e ações.

– A atuação conjunta tem sido fundamental no dia a dia. O recente desabamento em Benfica, na Zona Norte do Rio, é um exemplo. Todas as instituições que compõem o CICC foram alertadas simultaneamente e coube a cada uma exercer sua função: interdição da área, resgate e encaminhamento de vítimas para hospitais. Houve otimização de recursos e tempo – explicou o superintendente.

A agilidade nas situações de emergência e grande capacidade de articulação e coordenação entre órgãos trouxe, também, ao CICC importante papel no suporte a grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O centro agora inicia seus preparativos para este Réveillon.

Participam do CICC órgãos municipais, estaduais e federais: Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Cemaden-RJ; Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais; Defesa Civil Estadual; Guarda Municipal; CET-RIO; Centro de Operações Rio (COR); Polícia Rodoviária Federal; e Agência Reguladora de Transportes (Agetransp).

Estrutura

O CICC está estruturado em três pilares: o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), o Centro Integrado de Operações Coordenadas (CIOC) e o Gabinete de Gestão de Crises.

No CIODS, são tratados os acontecimentos emergenciais pontuais, onde não há uma ação continuada. No CIOC, questões extraordinárias, que exigem ação continuada. Neste caso, tanto pode ser uma ação emergencial como um evento programado, como a Copa do Mundo, por exemplo. Acima disso são situações mais complexas, relacionadas à segurança e defesa social, que são encaminhadas ao Gabinete de Gestão de Crises.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo