Golpistas usam o nome do Procon para extorquir empresas e comerciantes

Arquivado em:
Publicado Segunda, 23 de Maio de 2022 às 10:17, por: CdB

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, alerta e afirma que a instituição não entra em contato com as empresas dessa forma. “A comunicação é sempre feita através de ofício do Procon ou notificação.

Por Redação, com Diário do Rio - do Rio de Janeiro Golpistas estão usando o nome do Procon-RJ para ligar para empresas e aplicar golpes financeiros. Os criminosos fazem contato com as vítimas através de ligação telefônica, SMS ou por e-mail. Eles informam que a empresa tem uma multa pendente, mas que o valor pode ser negociado, desde que o pagamento seja feito através de PIX ou transferências.
procon.png
Golpistas estão usando o nome do Procon-RJ para ligar para empresas e aplicar golpes financeiros
Só que o órgão não cobra pagamentos por transferência bancária. O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, alerta e afirma que a instituição não entra em contato com as empresas dessa forma. “A comunicação é sempre feita através de ofício do Procon ou notificação. E o pagamento é feito através de uma guia, a GRE. Até as audiências de conciliação são precedidas de uma notificação. Não existe pagamento via PIX ou transferência”, disse o presidente do Procon-RJ. De acordo com o Procon-RJ, o golpe foi descoberto depois que um fornecedor entrou em contato com querendo informações a respeito de um pedido de doação feito em nome da autarquia.

Roubo de cargas

Policiais civis da 118ª DP (Araruama) prenderam em flagrante, no domingo, quatro integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de caminhões e cargas na BR-101. Eles foram capturados no município de Armação de Búzios, na Região dos Lagos. Os criminosos foram localizados a partir de trabalho de inteligência e monitoramento. A quadrilha atuava entre os municípios de Itaboraí, na Região Metropolitana, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e já vinha sendo monitorada há dias. Os criminosos agiam sempre de forma violenta e com emprego de armas de fogo, agredindo e mantendo os motoristas dos caminhões em cárcere privado até que outra parte do bando pudesse se deslocar com os veículos roubados até o local de guarda. Na semana passada, os agentes chegaram perto da organização criminosa quando recuperaram um caminhão que havia sido roubado no município de Silva Jardim. O veículo foi encontrado em São Pedro da Aldeia, menos de 16 horas depois do crime. Após tomar conhecimento de outro roubo com características semelhantes, a equipe da 118ª DP iniciou as diligências, que resultaram na captura de quatro integrantes da quadrilha. Os agentes recuperaram dois caminhões, sendo um deles com carga avaliada em R$ 500 mil. Os policiais também apreenderam um dos veículos usados pelo grupo, diversos celulares e documentos de vítimas de assaltos, o que vai ajudar a identificar outros possíveis crimes cometidos pela mesma quadrilha. As investigações e diligências prosseguem com o objetivo de identificar a participação de outros autores e reprimir esse tipo de conduta criminosa.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo