A sede do Google Ásia-Pacífico está em Cingapura, enquanto a sua entidade indonésia, a PT Google Indonesia, foi incorporada em 2011
Por Redação, com Reuters – de Jakarta/Bruxelas:
A sede do Google Ásia-Pacífico, da Alphabet, concordou em pagar impostos futuros ao governo indonésio, disse o ministro das comunicações do país nesta quarta-feira.
A ministra das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, disse na terça-feira que a Indonésia havia chegado a um acordo fiscal com o Google para 2016. Após uma disputa de um mês sobre as alegações de que a empresa não havia feito pagamentos anuais suficientes.
– Na solução para impostos futuros, eles (Google Ásia-Pacífico) concordaram com o governo – disse Rudiantara, ministro das comunicações e informação da Indonésia. Que supervisiona as empresas de internet que operam no país.
Isso pode estar sujeito a mudanças na regulamentação da Indonésia para o negócio de publicidade. Disse Rudiantara, que é conhecido por um nome.
A sede do Google Ásia-Pacífico está em Cingapura. Enquanto a sua entidade indonésia, a PT Google Indonesia, foi incorporada em 2011.
O Google não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
A Indonésia alegou anteriormente que o Google pagara apenas uma fração dos impostos devidos sobre a renda total e o valor agregado. A empresa disse que pagou todos os impostos aplicáveis.
Nike, Sanrio e Universal Studios
A fabricante de artigos esportivos norte-americana Nike, a Universal Studios, da Comcast, e a Sanrio, dona da Hello Kitty. Entraram na mira do órgão regulador antitruste da União Europeia nesta quarta-feira quanto à forma como as mesmas controlam as vendas de seus produtos no bloco.
A Comissão Europeia disse que investigará se as empresas estavam proibindo ilegalmente os comerciantes de venderem mercadorias licenciadas. Através das fronteiras e online no bloco de 28 países.
A ação da autoridade da concorrência da UE ocorre após um inquérito sobre as práticas de comércio eletrônico em cerca de 1.900 empresas na Europa. Como parte de uma estratégia para impulsionar o comércio online e o crescimento econômico.
– Vamos examinar se as práticas de licenciamento e distribuição dessas três empresas podem estar negando aos consumidores o acesso a opções mais amplas e melhores no mercado único – afirmou a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.
A Nike é dona dos direitos de licença para mercadorias do clube de futebol Barcelona. Enquanto a Sanrio possui a marca Hello Kitty, que caracteriza itens que vão desde papelaria até vestuário. A Universal Studios possui direitos para filmes como Minions.
A Comissão lançou, em fevereiro, uma pesquisa em vendas online de fabricantes de eletrônicos de consumo. Criadores de videogames e hotéis.
Na semana passada, anunciou uma investigação sobre os negócios de distribuição transfronteiriça da empresa de roupas dos EUA Guess. As empresas podem enfrentar multas de até 10% de seu volume de negócios global se forem consideradas culpadas de quebrar as regras antitruste da UE.