O escritório especializado em direito do consumidor Hagens Berman disse que entrou com um ação conjunta antitruste em nível federal contra o Google, alegando que a companhia “monopolizou ilegalmente” o mercado de pesquisa na Internet e em dispositivos móveis nos Estados Unidos.
O processo alega que o Google ampliou seu monopólio no mercado de pesquisa na Internet ao pré-carregar seus aplicativos em dispositivos móveis com o sistema Android através de acordos de distribuição de aplicativos para estes dispositivos.
Segundo a ação, ao introduzir o pacote de aplicativos, incluindo o Google Play e o YouTube, o Google prejudicou o mercado e manteve o preço de dispositivos fabricados por empresas como a Samsung e a HTC artificialmente alto.
O Google disse que o Android e o Google podem ser usados de maneira independente um do outro.
– Qualquer pessoa pode usar o Android sem o Google e qualquer um pode usar o Google sem o Android. Desde o lançamento do Android, uma maior concorrência entre smartphones deu mais escolhas para consumidores a preços mais baixos – disse à agência inglesa de notícias Reuters Matt Kallman, um porta-voz do Google.
As previsões do LinkedIn para sua receita em 2014, divulgadas nesta quinta-feira, ficaram abaixo das expectativas do mercado, o que pôs em evidência preocupações sobre a habilidade da empresa de sustentar o rápido crescimento.
A rede social, que busca conectar profissionais a recrutadores, previu receita de US$ 500 milhões a US$ 505 milhões neste trimestre, contra previsão média de Wall Street de US$ 505,1 milhões. Para todo o ano de 2014, a empresa espera vendas de US$ 2,06 bilhões a US$ 2,08 bilhões alta em relação a uma previsão anterior, mas ainda abaixo da meta de US$ 2,11 bilhões de analistas.
As ações da empresa recuaram mais de 3% para US$ 155,80 nas negociações no after-maket após o anúncio do resultado, depois terem fechado o pregão regular na bolsa de Nova York em queda de 5 %, cotadas a US$ 161,22. As previsões mornas do LinkedIn ofuscaram o aumento maior que o esperado de 46% na receita do primeiro trimestre, para US$ 473,2 milhões, contra a previsão média de analistas de US$ 466,6 milhões.
O LinkedIn deverá adicionar cerca de 6,8 mil clientes neste ano, abaixo das adições de cerca de 8 mil clientes no ano passado, escreveu o analista da Susquehanna Brian Nowak em uma nota. Ele cortou o preço-alvo para a ação de US$ 280 para US$ 200. O analista da Pacific Crest Securities Evan Wilson disse que a falta de discussão sobre as novas oportunidades foi “decepcionante” e cortou o preço-alvo para as ações para US$ 220, ante US$ 275.
Analista do UBS Eric Sheridan, no entanto, elevou a classificação sobre o papel de “neutro” para “compra”. Ele disse que a empresa tinha uma vantagem inédita sustentável com oportunidades de crescimento no segmento de pequenas e médias empresas e na China.
O lucro no padrão não-GAAP foi de US$ 0,38 por ação, melhor que a expectativa de US$ 0,34.