Google fecha acordo para pagamento de conteúdo na Itália

Arquivado em: Destaque do Dia, Redes Sociais, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2021 as 14:08, por: CdB

O Google firmou uma série de novos acordos nesta quarta-feira com editoras e empresas de comunicação da Itália para o pagamento pela divulgação de conteúdo jornalístico profissional.

Por Redação, com ANSA– de Roma

O Google firmou uma série de novos acordos nesta quarta-feira com editoras e empresas de comunicação da Itália para o pagamento pela divulgação de conteúdo jornalístico profissional.

Editores e empresas farão parte do ‘Google News Showcase’

Entre os que firmaram o pacto estão RCS Media Group, Il Sole 24 Ore, Gruppo Monrif, Caltagirone Editore, Il Fatto Quotidiano, Libero, Il Foglio, Il Giornale, Il Tempo, Ciaopeople, Edinet, Gruppo Corriere, Citynews e Varese Web.

Os acordos, firmados individualmente, permitirão o pagamento aos editores por conta dos conteúdos publicados pelo “News Showcase” e, conforme nota da empresa de tecnologia, levam em consideração os direitos previstos no Artigo 15 da Diretiva Europeia sobre direitos autorais.

Os moldes são os mesmos firmados pela companhia norte-americana na França e na Austrália.

News Showcase

“O ‘News Showcase’ permitirá aos editores reforçar a própria relação com os leitores, desenvolver novos modelos para a monetização do conteúdo e trazer benefícios do aumento de tráfico para seus próprios sites. O serviço estará disponível na Itália nos próximos meses”, diz ainda o Google.

O presidente e CEO do RCS Media Group, Urbano Cairo, afirmou que todos “estão satisfeitos de chegar a esse acordo que, regulando também o tema dos direitos conectados, reconhece a importância da qualidade e da relevância de nossos textos”.

O CEO do Il Sole 24 Ore, Giuseppe Cerbone, ressaltou que o “acordo com o Google é mais um reconhecimento do valor da informação de qualidade” e que a “remuneração da informação [..] é algo que o nosso grupo editorial se empenhou na linha de frente com o objetivo de proteger o nosso patrimônio de conteúdos”.

O “News Showcase” está sendo implantado pelo Google desde o fim do ano passado em alguns países, como Alemanha, Austrália e Brasil. A ideia é levar ao público matérias com qualidade e credibilidade ao redor do mundo. .