Um decreto do governador do Paraná, Roberto Requião, tornou pública a fazenda de uma empresa multinacional nesta terça-feira. A propriedade tinha sido invadida, pela segunda vez, por integrantes do movimento Via Campesina. A medida gerou protesto entre agricultores. A área fica em Santa Tereza do Oeste e pertence a uma multinacional que desenvolve pesquisas com sementes geneticamente modificadas.
As famílias dos sem-terra tinham deixado o local na semana passada, depois de sete meses de ocupação, mas resolveram voltar nesta segunda-feira. Pela demora em cumprir a reintegração de posse, a Justiça chegou a ameaçar com multa o Governo do estado, que é contrário ao plantio de transgênicos.
O governador do Paraná alegou utilidade pública para decretar utilidade pública. A empresa não terá mais direito sobre a área, onde o governo deverá criar um centro de pesquisa agrícola.
O advogado da empresa diz que a decisão do Governo é abusiva e ilegal, e vai recorrer à Justiça. Requião disse que fará uma escola ecológica no local.
Governo do Paraná desapropria fazenda de multinacional
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 as 22:00, por: CdB