Governo lança campanha de prevenção de acidentes no trânsito neste domingo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 13 de dezembro de 2003 as 16:06, por: CdB

O governo federal lança neste domingo uma campanha publicitária de prevenção de acidentes no trânsito durante as festas de Natal e Ano Novo. Focando os temas “Álcool” e “Velocidade”, a campanha é voltada para os motoristas comuns e profissionais (caminhoneiros, taxistas, entre outros), motociclistas, ciclistas e pedestres.

A campanha, que será veiculada no rádio e na televisão de 14 a 31 de dezembro, é composta por dois filmetes e dois ‘spots’ de 30 segundos cada.

O filme “Gestos”, fala da mistura perigosa álcool/direção e tem o seguinte slogan: “Álcool e Direção, Diga Não”. Já o filme “Cicatrizes” aborda o excesso de velocidade e utiliza, além de atores, imagens reais de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito provocados por excesso de velocidade.

São pacientes do Hospital Sarah Kubitschek de Brasília que cederam gratuitamente sua imagem para a campanha. O slogan do filme é “Excesso de Velocidade, Diga Não”.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo em matéria de trânsito. Apenas nos 57 mil quilômetros de rodovias federais do país foram registrados, até o mês de novembro deste ano, 94.210 acidentes, com 54.287 feridos e 5.215 mortes. Em 2002, durante todo o ano, foram computados 93.619 acidentes, com 50.523 feridos e 5.550 mortes.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, existe uma certa sazonalidade nos acidentes de trânsito no período do verão, com o registro de picos nas festas de final de ano e no mês de janeiro, em função das férias escolares.

 O mesmo ocorre no trânsito urbano. A campanha “Álcool” e “Velocidade” é uma realização conjunta do Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e Ministério dos Transportes.