Governo libera R$ 2 milhões para ações de defesa civil em Florianópolis

Arquivado em:
Publicado Quarta, 31 de Janeiro de 2018 às 12:41, por: CdB

A capital catarinense, assim como outros municípios do Estado, foi atingida por fortes chuvas neste mês de janeiro, causando danos estruturais em vários bairros

Por Redação, com ABr - de Brasília:

O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 2,06 milhões para ações de defesa civil em Florianópolis. A capital catarinense, assim como outros municípios do Estado, foi atingida por fortes chuvas neste mês de janeiro, causando danos estruturais em vários bairros. Os recursos deverão ser usados para a recuperação da cidade. O prazo de execução das obras e serviços é de 180 dias.

chuva.jpg
A cidade de Florianópolis tem sofrido mais com a ação da natureza, nestes últimos anos

A prefeitura de Florianópolis informou que também conseguiu, junto à Caixa Econômica Federal, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores atingidos pelas chuvas, moradores dos bairros Armação, Morro das Pedras, Campeche, Rio Tavares e Costeira, no Sul da Ilha, Lagoa da Conceição, Canto da Lagoa e Itacorubi, no Leste, e Monte Verde, Saco Grande, Rio Vermelho, Ratones, Vargem Grande, Vargem Pequena, Ingleses e região do Papaquara, em Canasvieiras, no Norte.

Os moradores que não residem nas áreas listadas, mas que tiveram suas casas atingidos pelas chuvas; com alagamento ou desmoronamento, por exemplo; precisam apresentar uma comprovação na hora do cadastro, por meio de fotos.

O cadastramento dos trabalhadores começa em 19 de fevereiro, no Sesc da Prainha; e os recursos devem ser liberados a partir de 19 de março. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 16 mil pessoas têm direito ao benefício. Caso mais de um integrante da família possua saldo na conta do FGTS, todos terão acesso ao recurso.

Chuvas

Após apresentar o dobro do volume previsto de chuvas para o mês de janeiro nas últimas 48 horas; o Estado de Santa Catarina continuou em alerta para os danos causados e para possíveis novos temporais. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência dos desastres e uma está desaparecida. A orientação da Defesa Civil do Estado é que os cidadãos saiam de casa apenas em caso de necessidade, principalmente na região metropolitana de Florianópolis e demais cidades do litoral.

A expectativa de chuvas para o mês na capital catarinense, região mais crítica, era de 200 milímetros. Com o aumento dos temporais; em especial no dia 10 o volume pluviométrico de Florianópolis já atingiu os 400 mm.  Dois óbitos foram registrados na capital: o de um homem que fazia a limpeza de um bueiro durante a madrugada; que faleceu após cair e sofrer traumatismo craniano, e um cidadão que tentava atravessar uma enxurrada foi levado pelas águas.

Em Balneário Camboriú, um homem está desaparecido após ter sido sugado por um bueiro. Já ontem, no município de São João Batista; uma menina de 7 anos morreu após uma árvore cair na casa onde ela estava. A irmã dela, de 13 anos, ficou ferida, mas não corre risco de morrer.

Alerta

Ao todo, 20 cidades de Santa Catarina ficaram em estado de alerta. Os últimos boletins emitidos pela Defesa Civil informaram previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes e condições de chuva persistente. A principal preocupação é com os deslizamentos de terra. Desde o início dos temporais, as autoridades têm alertado a população para que observem quaisquer danos em muros; árvores e encostas e procurem um abrigo. Na capital, dois locais foram disponibilizados para essa necessidade. Os Corpos de Bombeiros podem ser acionados no 193, e a Defesa Civil, pelo 199.

Devido aos transtornos estruturais, o trânsito de Florianópolis fluiu com dificuldades e a recomendação é que as pessoas tenham cuidado ao sair de casa. A previsão de chuvas, ainda que em um volume menor do que já houve; continua intensa até a noite do dia 12 deste mês. Além dos municípios acima, estão em alerta para deslizamentos as cidades de Itapema, Governador Celso Ramos, Penha, São José, São Francisco do Sul, Antônio Carlos, Palhoça, Navegantes, Biguaçú, Itajaí, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas e Garopaba.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo