Governo da Venezuela diz que blecaute foi sabotagem arquitetada pelos Estados Unidos

Arquivado em: América do Norte, América Latina, Manchete, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 8 de março de 2019 as 10:44, por: CdB

Por conta do blecaute, o governo decretou uma espécie de “feriado” para esta sexta-feira, suspendendo aulas e atividades laborais em todo o território.

Por Redação, com Opera Mundi – de Caracas

O governo da Venezuela afirmou, na noite de quinta-feira, que o blecaute que deixou parte do país no escuro foi causado por uma sabotagem coordenada pelos EUA na hidrelétrica de El Guri, no nordeste da nação sul-americana.

Por conta do blecaute, o governo decretou uma espécie de “feriado” para esta sexta-feira

A luz já foi reestabelecida na parte oriental do país, mas ainda há regiões sem eletricidade desde o fim da tarde de quinta. A maior parte de Caracas já está com o serviço normalizado. Por conta do blecaute, o governo decretou uma espécie de “feriado” para esta sexta-feira, suspendendo aulas e atividades laborais em todo o território.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que o senador norte-americano Marco Rubio, republicano da Flórida, está por trás do apagão. O presidente Nicolás Maduro também acusou os EUA de estarem envolvidos com o blecaute.

– A guerra elétrica anunciada e dirigida pelo imperialismo estadunidense contra nosso povo será derrotada. Nada, nem ninguém poderá vencer o povo de Bolívar e Chávez. Máxima unidade dos patriotas! – escreveu Maduro no Twitter.

‘Ato criminoso’

O ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, chamou o ato de “criminoso”. “(O ato) Foi perpetrado “por aqueles que estão desesperados e que tentam, por todos os meios, que se estabeleça uma mudança de regime”, afirmou.

– A intenção daqueles que persistem em seu desejo e ânsia de afundarmos em desespero, hoje, perpetraram uma sabotagem criminosa, brutal em El Guri – afirmou, desde o palácio de Miraflores.

A estatal de energia Corpolec também falou em sabotagem. “Sabotaram a geração em Guri…Isso faz parte da guerra elétrica contra o Estado. Não vamos permitir isso! Estamos trabalhando para recuperar o serviço.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *