A greve dos servidores públicos federais, paralisados desde a semana passada, continua. De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a greve na Saúde já atinge 96% do País. O ministério não confirma o número. A Federação lembra que estão sendo respeitados os 30% de serviços obrigatórios emergenciais exigidos pela Lei de Greve.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público (Condsef) acredita que deve crescer a adesão de funcionários nos próximos dias. A Confederação aposta que 16 órgãos federais podem parar suas atividades. Entre as reivindicações, eles pedem a definição de uma política salarial permanente e aumento de 18%.
Uma das preocupações é a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que ocorre no próximo sábado. O Ministério da Saúde garante que a vacinação ocorrerá normalmente e que as pessoas podem ir aos postos sem preocupação.
O secretário de vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explica que há 439 mil pessoas envolvidas na Campanha, entre servidores federais, estaduais e municipais – a grande maioria -, além de voluntários. De acordo com o secretário, os 117 mil postos de todo o país farão a vacinação.