O think-tank Comissão sobre Muçulmanos Britânicos e Islamofobia disse que o sentimento antiislâmico que vem crescendo na Grã-Bretanha desde os atentados de 11 de setembro e podem levar a uma reação perigosa de distúrbios e extremismo.A organização revelou também um aumento de ataques a mesquitas e muçulmanos na Grã-Bretanha depois dos ataques nos EUA.
Além disso, a exclusão da vida pública forjou um sentimento de estranhamento em relação à Grã-Bretanha entre muitos muçulmanos, particularmente os jovens. Isso, segundo o grupo, pode levar a uma espécie de bomba-relógio. O relatório também critica órgãos públicos por não lidarem com a islamofobia, apesar de escolas e hospitais estarem mais sensíveis às necessidades muçulmanas no reino.
O presidente da comissão, Richard Stone, alertou que ” agora há uma conversa renovada sobre choque de civilizações e uma preocupação cada vez maior com a ameaça da ignorância e da intolerância ao frágil status conseguido por comunidades muçulmanas na Grã-Bretanha.
Grupo diz que preconceito contra muçulmanos é bomba relógio
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 2 de junho de 2004 as 09:08, por: CdB