Guarda Municipal inicia Operação Volta às Aulas 

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 5 de agosto de 2019 as 13:42, por: CdB

 A Guarda Municipal do Rio de Janeiro iniciou às 6h30 desta segunda-feira, a Operação Volta às Aulas, com esquema especial de trânsito.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro iniciou às 6h30 desta segunda-feira, a Operação Volta às Aulas, com esquema especial de trânsito, em apoio a escolas públicas e particulares. Também foi retomado o patrulhamento, assim como as ações socioeducativas na rede de ensino, em apoio à Secretaria Municipal de Educação (SME). A ação conta com as boas-vindas da equipe do Grupamento de Ronda Escolar a alunos da Escola Municipal Friedenreich, no Maracanã, além do esquema planejado pela Subdiretoria Técnica de Trânsito para minimizar os impactos na fluidez no tráfego, que acontece desde o dia 1º de agosto, com o início das aulas das escolas particulares.

Equipe do Ronda Escolar da Guarda Municipal recepciona alunos da rede municipal na volta às aulas

Os patrulheiros realizarão trabalho preventivo com foco na promoção da segurança dos alunos, distribuindo folhetos para pais e alunos com dicas de segurança, como a orientação para não falar com pessoas estranhas ou entrar em veículos desconhecidos. As equipes de atividades lúdicas e de palestras recomeçam as atividades contando com a participação dos bonecos Linda, Justo e os novos mascotes Bela e Gentil, além do Lápis do Conhecimento. Em parceria com a campanha Cerol Mata, a Ronda Escolar irá inserir o tema na palestra de prevenção da violência nesse semestre, para conscientizar os alunos sobre os perigos causados pelo uso do cerol e da linha chilena.

– A operação de volta às aulas é realizada duas vezes ao ano, e marca o retorno da Ronda Escolar realizada pelos patrulheiros nas escolas, além das equipes de atividades lúdicas e de palestras, que desenvolvem ações socioeducativas. Nossa subdiretoria de trânsito coloca em prática o planejamento de apoio às escolas particulares e municipais, orientando motoristas, pais e professores a fazerem o embarque e desembarque rápido para evitar congestionamentos – explica a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.

Ronda Escolar

Com efetivo de 181 guardas municipais, a Ronda Escolar é a principal frente da GM-Rio para interação com a comunidade escolar e atende regularmente cerca de 600 escolas do município com ações diárias dos patrulheiros, além das atividades socioeducativas.

O patrulhamento preventivo no entorno e no interior das unidades de ensino é realizado com foco no atendimento a chamados emergenciais das direções das escolas, como nos casos de alunos acidentados, pessoas suspeitas no entorno das unidades escolares e ainda em casos de brigas entre alunos.

Voltadas para o primeiro segmento, as atividades lúdicas tratam temas como a convivência sem violência, o combate à dengue e orientações para o trânsito, visando incentivar o desenvolvimento da cidadania entre as crianças.

As palestras, voltadas para os adolescentes, abordam questões relacionadas à sustentabilidade até prevenção às drogas e à violência. Também são realizadas palestras para o corpo docente e para os pais e responsáveis No primeiro semestre de 2019, os patrulheiros realizaram 26.981 visitas às unidades escolares e atenderam a 1.091 chamados emergenciais. Já em relação às ações socioeducativas, foram realizadas 313 palestras e 350 atividades lúdicas.

Ônibus da Liberdade

Com a volta às aulas, a GM-Rio também retoma a operação especial em apoio ao programa Ônibus da Liberdade, que beneficia cerca de 9 mil alunos de 361 unidades escolares da Zona Oeste.

Lançado em março de 2018,  o programa da Secretaria Municipal de Educação proporciona transporte gratuito para alunos de escolas em áreas onde os ônibus operam com intervalos que não atendem à necessidade de deslocamento dos estudantes.

Guardas municipais fiscalizam o embarque e o desembarque dos alunos; orientam a travessia e atitudes seguras no trânsito, estimulando a conscientização de alunos, dos responsáveis e também dos motoristas; prestam auxílios diversos contribuindo inclusive para o aumento na sensação de segurança no entorno das unidades escolares.

Esquema de Trânsito

Iniciadas no dia 1 de agosto, as ações de trânsito contam com  38 guardas  municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET), atuando exclusivamente na fiscalização e na orientação do trânsito nos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial, as particulares, que registram maior movimento de veículos.

Os agentes orientam os motoristas a evitar, por exemplo, obstruções de ruas e cruzamentos causados por filas duplas no embarque e desembarque de alunos, além de auxiliar na travessia de alunos para dar fluidez ao tráfego. Os agentes estão distribuídos em pontos estratégicos de 37 escolas nos horários de entrada e saída.

Corredores 

Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (colégio Andrews e Padre Antônio Vieira); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (colégios Militar e Pedro II); Avenida Maracanã (CEFET); Av. Bartolomeu de Gusmão, em São Cristóvão (Colégio Adolfo Bloch); Rua Cambaúba, na Ilha do Governador (Colégio Cambaúba); Rua Ernani Cardoso, em Cascadura (Escola Municipal Paraná); Rua Cerqueira Daltro, em Cascadura (Colégio Santa Mónica); Rua Hermínia, no Cachambi (Colégio Santa Mônica), Rua Isolina, no Méier (Colégio Martins); Av. Dom Helder Câmara, em Higienópolis (Escola Municipal Pace e Legião da Boa Vontade); Rua São Rafael, na Usina (Colégio Palas); Rua Conde de Bonfim, na Usina (Colégio São José);  Rua Araguaia, na Freguesia (Colégios Guarriga e Primus).

 Rua Geminiano Góis, na Freguesia (Colégio Santa Mônica); Estrada de Jacarepaguá, no Anil (Colégio Alfa CEM); Rua Padre Ventura, na Taquara (Colégio Santa Mônica); Av. Nelson Cardoso, na Taquara (Colégio Nacional   ); Estrada dos Três Rio nº 763, na Freguesia  (Colégio Luís de Camões); Rua Edgar Werneck, na Cidade de Deus (Ciep João Batista);   Rua Rino Levi, Barra da Tijuca (Colégio Santo Agostinho); Rua Cel. João Olintho, no Recreio (Colégio Ícaro); Av. das Américas, no Recreio (Colégio Notre Dame); Rua Professor Ferreira da Rosa, na Barrinha (CEI); Av. Vito Konder, na Barrinha (Colégios PH e Britânia The English School); Rua Correia de Araújo, na Barrinha (Escola Suíço Brasileira); Estrada do Joá, na Barrinha (Colégio Liessin);  Rua Ivo do Prado, em Campo Grande ((Escola Especial Municipal Maria Montessori).

Dicas aos motoristas

Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos.

Obedeça a fila indiana.

Não pare o carro em local indevido, como filas duplas.

Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres.

Faça paradas rápidas no embarque e desembarque.

Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre.

Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.

Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *