Os 10% de adição do diesel vegetal ao óleo diesel mineral levariam o país a reduzir as importações em 250 milhões de litros de óleo diesel, estima a Petrobras. O valor foi calculado sobre o total de diesel importado em 2005 – 2,7 bilhões de litros – volume necessário para complementar a demanda interna do produto.
Ao destacar as novidades do novo combustível, o diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em entrevista coletiva, citou as vantagens de cunho social, ambiental e também de dependência externa do diesel.
– Associados, os programas do biodiesel e do H-Bio trarão benefícios sociais enorme para o país, com geração de emprego (fixando e trazendo desenvolvimento para as áreas rurais), maior segurança na complementação da produção e na redução das importações, além do caráter ecológico dos projetos: ao contrario dos combustíveis fósseis, não emitem enxofre na atmosfera – avaliou.
O diretor da Petrobras disse que os investimentos necessários para o desenvolvimento e a implementação do novo projeto serão diferentes em cada refinaria. Para ele, no entanto, o custo será “muito baixo e o projeto de fácil implementação”.