Há 92 anos era disputado o 1° Fla-Flu

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de julho de 2004 as 19:54, por: CdB

Há 92 anos atrás era concretizada a maior rivalidade do futebol brasileiro. O Flamengo já existia desde 1895, mas era apenas um clube de remo. O futebol só chegou ao rubro-negro em 1911, quando nove jogadores titulares do Fluminense (Borgerht, Baena, Píndaro, Néri, Amarante, Galo, Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence) se revoltaram com a comissão técnica e abandonaram o clube. Isso era possível na época porque eles não recebiam para jogar. A maioria trabalhava na fábrica do dono do time.

Sem saber o que fazer, eles pensaram em fundar um novo clube. Mas Borgerth deu a idéia de criar um departamento de futebol no Flamengo, afinal, havia uma aproximação entre os dois clubes: vários daqueles jogadores já eram sócios e torcedores do Flamengo no remo. Então no natal de 1911, eles decidiram criar não só o departamento de futebol, mas todo o departamento de esportes terrestres , o primeiro clube de regatas a ter feito isso.

Vários jogadores titulares do Fluminense e mais uma quantidade de reservas, juvenis e até infantis foram para o Flamengo. Atletas do Botafogo e América também se transferiram para o rubro-negro. De um dia para o outro o Flamengo tinha primeiro, segundo e terceiro time. Vários torcedores também passaram a torcer pelo Flamengo para acompanharem seus ídolos.

Dificuldades

O início foi improvissado. O clube não tinha um campo, por isso treinava na rua. Logo a prefeitura cedeu a pracinha gramada que ficava em frente ao Hotel Glória. Isso também ajudou a aumentar a torcida do clube. Isso porque os jogadores se trocavam na garagem dos barcos, na praia do Flamengo, e saíam uniformizados, a pé, em direção ao Russell, a 300 metros dali. Eles eram os campeões da cidade e nesse trajeto, dezenas de garotos iam atrás deles. Isso durou quatro anos, o que criou uma geração de jovens torcedores do Flamengo.

A primeira partida do Flamengo aconteceu em 1912, com aquela camisa que o Flamengo usou no centenário, apelidada de papagaio-de-vintém. O adversário foi a Mangueira, que perdeu de 16 a 2 para o rubro-negro. O autor do primeiro gol foi Gustavo de Carvalho, que 27 anos mais tarde viraria presidente do clube.

Então no dia 7 de julho de 1912, o primeiro Fla-Flu foi disputado no campo do Tricolor, Laranjeiras. Surpreendentemente, o que seria o time titular do Fluminense, agora vestindo a camisa do Flamengo, perdeu para o Fluminense por 3 a 2. A partir daí a rivalidade entre Flamengo e Fluminense foi concretizada.