O atual campeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, conquistou a sua terceira pole position consecutiva na temporada, e a terceira seguida na China, depois de superar o seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, no treino classificatório deste sábado, fazendo a dobradinha para a Mercedes na primeira fila para o GP da China.
Os brasileiros Felipe Massa, da Williams, e Felipe Nasr, da Sauber, ficaram com a quarta e nona posições do grid, respectivamente.
Hamilton, imbatível nos treinos este ano, fez a sua volta no Circuito Internacional de Xangai em 1min35s782, faturando a sua 41ª pole da carreira e ficando a apenas 0s042 à frente de Rosberg.
– Oh, qual é, rapazes – exclamou um frustrado Rosberg ao ser informado pelo rádio da equipe que havia perdido o primeiro lugar no grid por uma diferença tão pequena.
Vencedor do GP anterior, na Malásia, Sebastian Vettel, da Ferrari, vai largar em terceiro.
A Ferrari, que foi ajudada por uma estratégia ousada e as altas temperaturas em Sepang, continua liderando o grupo que persegue a Mercedes, mas não conseguiu igualar o formidável ritmo da montadora alemã na volta rápida em um clima mais ameno.
O melhor tempo de Vettel foi cerca de um segundo mais lento que a marca de Hamilton.
Massa e seu companheiro, Valtteri Bottas, procurando reestabelecer a Williams como adversários mais próximos da Mercedes, ficaram em quarto e quinto, na frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, em sexto.