Hélio Fernandes completa 98 anos ainda na luta pela democracia

Arquivado em: Cultura, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 12 de janeiro de 2019 as 15:19, por: CdB

Com mais de 80 anos de militância na imprensa, alguns passados nos porões da ditadura militar, ele continua na lida, em artigos, comentários e editoriais publicados em seu blog.

 

Por Gilberto de Souza – do Rio de Janeiro

 

O jornalista Hélio Fernandes completou 98 anos. Parte indelével da História do Jornalismo brasileiro, editor do diário Tribuna da Imprensa — fundado em 1949 pelo então jornalista Carlos Lacerda, Hélio Fernandes liderou a publicação até seu encerramento na versão impressa, em 2008.

Ao lado da filha Isabella e do neto Felipe, o jornalista Hélio Fernandes assoprou as velinhas de seus 98 anos.
Ao lado da filha Isabella e do neto Felipe, o jornalista Hélio Fernandes assoprou as velinhas de seus 98 anos.

Com mais de 80 anos de militância na imprensa, alguns passados nos porões da ditadura militar, ele continua na lida, em artigos, comentários e editoriais publicados em seu blog. Neste sábado, agradeceu ao carinho dos amigos:

Agradecimento pelos 98 anos

Não dá para responder individualmente, a solidariedade chegou numa quantidade impressionante. Muitos iam relembrando fatos dos meus mais de 80 anos de jornalismo.

Me impressionou especialmente, a lembrança de um artigo que escrevi em 1946, na revista O Cruzeiro.Ha 73 anos( eu tinha 25), sobre Sagarana. Fui o primeiro a escrever sobre Guimarâes Rosa.Ele não me conhecia, teve a delicadeza de me mandar um livro autografado.

Cada parabéns que recebo, tem a mesma importância. Também gostei da minha foto, (tirada pela Ana Carolina) apagando a vela do bolo, nas mãos da Isabella. E meu neto Felipe Fernandes, assistindo.

Reconheço: é tudo emocionante.

1 thought on “Hélio Fernandes completa 98 anos ainda na luta pela democracia

  1. Prezados companheiros,
    Sem de maneira nenhuma desmerecer as homenagens ao insigne decano dos jornalistas pátrios, Helio Fernandes, cujas analises acompanho desde os áureos tempos da Tribuna da Imprensa impressa, e por quem nutro grande admiração e respeito, há bastante tempo tenho conhecimento de que ele aniversaria em outubro e não em janeiro. A não ser que a informação que disponho esteja equivocada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *