Hemorio comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Junho de 2017 às 11:48, por: CdB

Atualmente, o Hemorio recebe, em média, 200 candidatos à doação e coleta 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta quarta-feira. O hemocentro convocou a população para doar sangue e lembra que, às vésperas do feriado prolongado de Corpus Christi, a movimentação no salão de doadores tende a cair.

doador.jpg
Hemocentro recebe 200 candidatos à doação diariamente

Atualmente, o Hemorio recebe, em média, 200 candidatos à doação e coleta 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques em bom nível é de 300 bolsas de sangue. O hemocentro tem capacidade instalada para receber até 400 doadores por dia.

– Doar sangue é um ato de amor. É muito importante o engajamento da população nessas ações para que possamos manter nossos estoques sempre abastecidos – declarou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Nesta quarta-feira, o salão de doadores recebeu decoração especial e os candidatos foram recebidos com festa pelos funcionários. Na parte da manhã, teve uma apresentação com os palhaços da trupe Doktor Klovn.

– A data é um marco e deve ser comemorada. Conscientiza as pessoas sobre a importância da doação de sangue. E o quanto esse gesto de solidariedade é essencial para manter a vida de muitos pacientes. Mas precisamos sempre dos doadores, todos os dias. Porque a doença não espera e as emergências não param – disse o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Outra ação iluminou o Cristo Redentor de vermelho. A iniciativa integra a campanha Junho Vermelho, promovida pelo Hemorio em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Santa Casa, a Associação Pró-Vita e o Movimento Eu Dou Sangue.

Coleta móvel

Além de receber os doadores em sua sede, no Centro do Rio, o Hemorio leva a sua equipe de coleta de sangue para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. A ação no local acontece das 10h às 15h, com limite de 120 cadastros para doadores de sangue.

Informações

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio:http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf).

Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo