Um homem italiano com histório de problemas mentais escalou a cúpula da Basílica de São Pedro e de lá pedia que o papa João Paulo 2o. organizasse uma loteria para ajudar os órfãos.
O manifestante conseguiu escalar o topo a partir de um local onde turistas sobem, por meio de uma escada interna, para ter uma melhor visão da basílica. Milhares de pessoas estão no Vaticano para as celebrações da Páscoa.
– O homem é italiano. Ele tem um histórico de problemas mentais. Estamos tendo dificuldade em convencê-lo a descer de lá – afirmou à Reuters por meio de um telefone celular uma das pessoas que estavam negociando com o manifestante no topo da construção.
Imagens ao vivo das emissoras de televisão mostraram o homem no ponto mais alto da cúpula, que tem 120 metros de altura, aparentemente amarrado a uma corda ligada ao local de onde ele partiu para a escalada.
– Ele pediu que o papa anuncie um plano de sete pontos para a criação de uma loteria internacional que ajudaria os órfãos – afirmou um policial.
O homem recusou mais de uma vez agarrar uma corda de segurança lançada até ele. Mas posteriormente, um dos bombeiros conseguiu avançar e agarrá-lo. Outros ajudaram e conseguiram retirar o manifstante do local.
O Vaticano ainda não divulgou qualquer comentário oficial sobre o caso.
Homem sobe ao topo da Basílica de São Pedro para protestar
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 26 de março de 2005 as 13:51, por: CdB