Homens são encontrados mortos após tiroteio na Zona Oeste

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de setembro de 2015 as 13:39, por: CdB

Por Redação, com agências – do Rio de Janeiro:

A Polícia Militar encontrou nesta quinta-feira dois homens mortos em uma área de mata que fica entre duas comunidades na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após um tiroteio. De acordo com a PM, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) iniciaram uma operação nas comunidades Barão, Covanca e Jordão, em Jacarepaguá.

Os policiais apreenderam seis fuzis na mesma região
Os policiais apreenderam seis fuzis na mesma região

Segundo a corporação, no início da operação houve um confronto em uma área de mata entre as comunidades do Covanca e a Barão. Após o tiroteio, agentes vasculharam a área e encontraram os dois mortos, que ainda não foram identificados. O local foi isolado e a perícia foi chamada.

Os policiais apreenderam seis fuzis na mesma região, e na comunidade Barão, um menor foi apreendido com uma pistola 9 mm.

Foragido da Justiça

Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, prenderam, na madrugada desta quinta-feira, um homem foragido da Justiça e apreenderam um adolescente por tráfico de drogas.

Durante patrulhamento na Praça Tiradentes, os agentes da OLP abordaram Praxedes Pereira Ortegas, de 25 anos que não apresentou nenhum documento de identificação. O homem foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde, após consulta ao sistema, foi constatado um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. A ocorrência foi registrada e Praxedes foi preso.

No início da madrugada, os agentes da OLP receberam uma denúncia, feita pelo Disque Lapa Presente, de que um homem vendia drogas na Rua dos Inválidos. Ao chegar ao local informado, flagraram um adolescente vendendo oito sacolés de maconha. O suspeito e o material também foram encaminhados para a 5ª DP, onde foi feito o registro da ocorrência como fato análogo ao crime de tráfico de drogas. O menor foi apreendido.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada desta quinta-feira, os agentes cumpriram 335 mandados de prisão, sendo 15 por homicídio, 151 por roubo, 76 por furto, 36 por tráfico de drogas e 57 por outros crimes.

Além disso, 2.526 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.405 detidas por posse para consumo e 121 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 68 pessoas por porte de arma branca, 20 por portar arma de fogo, 266 por roubo e furto e 832 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 15,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 17.168 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 2.046 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo à quinta-feira das 19h às 03h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 136 agentes (76 policiais militares e 48 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.