Horário de verão não reduz consumo de energia, aponta especialista

Arquivado em: Destaque do Dia, Energia, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 20 de julho de 2021 as 13:43, por: CdB

O horário de verão, abolido no ano passado, não traria alívio para a crise hídrica porque passa o Brasil, na análise do especialista Roberto Kishinami. O analista previu que a economia de energia ficaria em torno de 1%, número pouco expressivo diante do tamanho do problema.

Por Redação – de São Paulo

Embora setores como o agronegócio, turismo e restaurantes tenham se pronunciado pela volta do horário de verão, a medida não traria impactos para a redução do consumo total de energia. Esta é a avaliação do especialista em energia e coordenador do Instituto Clima e Sociedade, Roberto Kishinami, em entrevista à rede norte-americana de TV CNN, nesta terça-feira.

Fim do horário de verão

— Do ponto de vista de energia, o horário de verão tem pouco impacto na redução do consumo total. Isso já vinha sendo observado. Não tem tanta eficácia para isso — afirmou.

Temperatura

O analista previu que a economia de energia ficaria em torno de 1%, número pouco expressivo diante da crise hídrica que atinge o Brasil.

— O que acontece é que houve uma mudança no perfil de demanda de energia, hoje em dia o ar-condicionado, por exemplo, é uma carga importante no consumo residencial, a ligação ocorre quando aumenta a temperatura. Isso faz com que o horário de verão tenha menos efeitos — explicou.

Efeito secundário

Ainda assim, Kishinami reforçou que, diante da crise, “qualquer redução ajuda”. Ele cita um efeito secundário que um eventual retorno do horário de verão traria. O analista acrescenta, ainda, que há um problema com horário de “pico de energia”, aqueles em que todo mundo aciona aparelhos ao mesmo tempo, como elevadores, iluminação pública.

— O horário de verão para alguns segmentos ajuda, porque desloca as cargas que entram no horário de pico, é um efeito secundário, mas que é importante, não vai reduzir consumo total, embora faça com que a ligação ocorra em horários mais convenientes para o sistema — resumiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code