O ex-governador do Estado americano de Vermont Howard Dean, que perdeu sua pré-candidatura para a Casa Branca no ano passado, pode ser o novo líder do Partido Democrata nos Estados Unidos.
A indicação ficou mais próxima depois que seu único concorrente, Tim Roemer, anunciou sua retirada da eleição do partido no dia 12 de fevereiro.
Roemer alertou que os republicanos estão em sua posição mais forte em um século e disse que desejava reforçar a posição dos democratas na segurança nacional.
– Se há uma razão pela qual o senador HJohn Kerry perdeu a corrida presidencial foi porque ele falhou em fazer o povo americano se sentir mais seguro – disse Roemer, segundo a agência de notícias Associated Press.
Qualidade
Dean disse que, como líder dos democratas, ele iria focar seus esforços na construção do partido em níveis local, estadual e nacional, arrecando mais recursos financeiros e vencendo eleições.
Em 2004, quando concorria para ser candidato à Presidência dos Estados Unidos, Dean venceu apenas nas primárias do seu próprio Estado depois de já ter retirado sua candidatura.
Mas ele deu um certo estímulo à campanha de Kerry, com seus ataques ao presidente George W. Bush e suas críticas à guerra contra o Iraque.
Dean provou ser um bom arrecadador de fundos, qualidade muito apreciada para o líder de um partido.
Howard Dean pode ser líder do Partido Democrata dos EUA
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de fevereiro de 2005 as 16:49, por: CdB