A importância das trilhas sonoras nas novelas

Arquivado em: Coluna da TV, Cultura, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021 as 10:04, por: CdB

 

Difícil falar de uma coisa e não se lembrar de outra, tamanha a sintonia, em especial da sua abertura. No remake da Globo que vem aí, não se sabe ainda se haverá o mesmo capricho, porque, lamentavelmente, as trilhas estão perdendo cada vez mais espaço e importância. Mas o trabalho de pesquisa já começou.

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro

Colaboração – José Carlos Nery

Nos tempos de TV Manchete, a trilha sonora de Pantanal recebeu um tratamento todo especial, desenvolvido por Marcus Viana, e até hoje é lembrada pelos fãs da novela.

Capa da trilha sonora volume 1 de “Pantanal” com Cristiana Oliveira

Difícil falar de uma coisa e não se lembrar de outra, tamanha a sintonia, em especial da sua abertura. No remake da Globo que vem aí, não se sabe ainda se haverá o mesmo capricho, porque, lamentavelmente, as trilhas estão perdendo cada vez mais espaço e importância. Mas o trabalho de pesquisa já começou.

No passado, era praticamente uma exigência montar grandes trilhas para os folhetins e elas marcavam pontos importantes.

A Som Livre, braço fonográfico da Globo, colocada à venda, por muito tempo teve o seu carro-chefe amparado neste segmento, com trilhas criadas especialmente para embalar as novelas, apostando nos mais variados estilos, Sertanejo, MPB, Rock…

Dentre os seus maiores sucessos, as produzidas para Gabriela (1975), Saramandaia (1976), Pecado Capital (1976), Estúpido Cupido (1977), Dancin’Days (1978), Roque Santeiro (1985), Tieta (1989) e Avenida Brasil (2012).

Hoje, sabe-se lá a razão, não é mais tanto assim.

TV Tudo

Prova provada

Em 2010, cada brasileiro assistiu em média 4h30 de televisão aberta por dia.

Em 2020, 5h15. Nada a acrescentar.

Trabalho novo

Paloma Bernardi nem bem terminou as gravações de Ameaça Invisível, série da Record, e já iniciou preparativos para um novo trabalho. Agora o filme Monique e a TPM, comédia romântica produzida pela Moonshot Pictures, que será rodada em alguns dias. Especialmente para o longa, ela mudou o visual. Cortou bastante os fios e os clareou.

Acompanhando à distância

Sobre todo esse alvoroço da transmissão dos jogos das eliminatórias, é possível assegurar que a Globo ainda não está totalmente fora da parada.

A sua direção também está se movimentando.

Palpite

O empresário Walther Abrahão deve saber o que está fazendo, mas a compra desses jogos das eliminatórias pode não ser o melhor negócio para a sua TVWA. Teremos jogos em março, junho, setembro, outubro e novembro. E só. O dinheiro anunciado, R$ 60 milhões, daria para montar a programação do ano inteiro.

Custou caro

Benjamin Back, no Arena SBT da segunda-feira, pagou aposta após o título do Palmeiras e apresentou o programa fantasiado de Hulk.

Na montagem do figurino, demorou um pouquinho, mas até que foi tudo bem.

Complicado foi depois, tirar a tinta verde. Saiu de lá quase quatro 4h da manhã.

Liberação

Trancados no hotel desde o dia da chegada em Doha, quinta-feira passada, os repórteres Renato Peters e André Hernan, além dos demais integrantes do esporte do Grupo Globo poderão sair amanhã, para acompanhar o início dos jogos.

Mas isso, só na hora e depois dos devidos exames. Até lá, continuarão “guardados” pelo segurança do andar. Ah, e o detalhe: sem camareira. Cada um arrumando e limpando o próprio quarto.

Falta o dia

A Band está confirmando para maio a estreia da novela portuguesa Nazaré no lugar de Floribella.

Falta só definir o dia. Antes há o desejo de dar uma boa avançada na dublagem.

Estreia quinta

Em Arcanjo Renegado, série criada por José Júnior e que estreia na quinta-feira, após o BBB21, Flavio Bauraqui vive Barata, o braço-direito e chefe do gabinete do Governador Custódio Marques, vivido por Bruno Padilha.  Barata negocia informações privilegiadas com jornalistas e propõe acordos com diferentes lideranças da política.

Bate – Rebate

·       Agora sob o comando de Rosangela Iara, já estão em curso algumas novidades para a programação do  BandNews TV.

·       Ana Mello, Giovanni de Lorenzi e Valentina Giovana Figueiredo também farão a segunda temporada da série Desalma.

·       Isabel Wilker fechou com a Record para o elenco de Gênesis

·       …Ela viverá Íris, uma das esposas do rei Abimeleque, de Gerar, na fase de Abraão…

·       …A atriz Juliana Magalhães, mais conhecida como Julli Magal, também acertou para Gênesis e fará Adja, uma serva do palácio do Faraó, fase José do Egito.

·       O canal Gloob estreia dia 8, às 14h, a produção canadense Endlings, sucesso nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Suécia.

·       … Situada no futuro, a ficção científica gira em torno de quatro adolescentes órfãos que descobrem que não estão sozinhos no universo…

·       Johnny (Edison Grant), Julia (Kamaia Fairburn), Finn (Cale Ferrin) e Tabby (Michela Luci) se juntam a um misterioso alien para recuperar criaturas fantásticas em extinção.

·       Anunciada terça-feira pela Netflix, a série documental É o Amor, com Zezé Di Camargo e a filha Wanessa, será gravada na fazenda da família em Goiás…

·       …Na proposta, os dois conversam sobre laços familiares e música…

·       …Ainda não há informações sobre a participação de Zilu Camargo…

·       …A Netflix também confirmou outros programas, como um reality de empreendedorismo, ainda sem título, com a Floresta Produções, e o Casamento às Cegas, apresentado por Camila Queiroz e Klebber Toledo.

C´est fini

Débora Falabella iniciou em São Paulo seus trabalhos para a segunda temporada da série Aruanas, da Globoplay.

A produção deve voltar ao ar somente em 2022.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code