A polícia localizou nesta segunda-feira os corpos de 11 bombeiros que morreram ao tentar combater um incêndio florestal na região central da Espanha, disseram autoridades.
Eles foram encontrados ao lado do chassi carbonizado de seus veículos quatro por quatro, depois que uma mudança repentina na direção do vento envolveu-os em chamas neste domingo.
Os bombeiros ainda estão combatendo o fogo que, segundo autoridades, foi iniciado por uma churrasqueira em uma reserva natural de eucaliptos na região de Guadalajara, a leste de Madri.
A ministra do ambiente, Cristina Narbona, disse à rádio estatal que cerca de 8.000 hectares haviam sido queimados até esta segunda-feira. Uma brigada de pára-quedistas e nove aviões dos bombeiros foram enviados para combater o incêndio, incluindo alguns da vizinha França.
Há fortes incêndios em muitas regiões da Espanha, que enfrenta uma onda de calor e a pior seca desde os anos 1940.
O governo socialista convocou uma reunião ministerial de emergência para esta segunda-feira a fim de discutir como lidar com o fogo, que ainda queima em duas frentes.
– Estamos mais otimistas do que ontem (domingo), porque, por sorte, o vento diminuiu. A frente ocidental foi praticamente controlada, e a área mais problemática é perto da cidade de Selas, no sudeste – disse disse Jose Maria Barreda, chefe do governo regional de Castilla-La Mancha. .
Especialistas chegaram ao sopé da montanha perto da aldeia de Santa Maria del Espino para resgatar os 11 corpos de homens e mulheres na faixa dos 20 anos.
Os corpos foram cobertos por lençóis brancos, esperando por um helicóptero que os levaria para identificação.
Autoridades indicaram antes que 12 pessoas haviam morrido. Cerca de 500 pessoas foram retiradas de povoados durante o fim de semana, quando as chamas atingiram 40 metros de altura, disseram testemunhas.
O governo afirma que a Espanha tem cerca de 20.000 incêndios florestais por ano, 90 por cento iniciados por pessoas. Na província de Zamora, também na região central do país, um incêndio que consumiu 1.200 hectares foi controlado neste domingo.