Índia e China fortalecem laços de amizade após conflitos

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado domingo, 22 de abril de 2018 as 16:10, por: CdB

Gigantes asiáticos, Índia e China estiveram em uma disputa militar de 73 dias em um remoto trecho de alta altitude naquela fronteira no ano passado.

 

Por Redação, com Reuters – de Nova Délhi

 

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitará a China no fim desta semana para uma reunião informal com o presidente Xi Jinping, conforme os esforços de reaproximação ganham força após um ano de testes para os laços entre os dois países.

Primeiro-ministro da índia, Narendra Modi tem visita programada a Pequim
Primeiro-ministro da índia, Narendra Modi tem visita programada a Pequim

Proeminente diplomata do governo chinês, o conselheiro de Estado, Wang Yi, disse que os dois se reunirão na próxima sexta-feira; na cidade de Wuhan. Os comentários de Wang foram feitos após encontro com o ministro de Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, em Pequim.

— Este ano, sob a orientação de nossos líderes; a relação entre China e Índia tem passado por bom desenvolvimento. E mostra um momento positivo — afirmou Wang.

Laços antigos

Ambos os países devem trabalhar duro, de agora em diante; para garantir que a reunião dos líderes se torne um “novo marco” nos laços, disse Wang, segundo o Ministério de Relações Exteriores da China.

Futuramente, China e Índia também devem aprofundar a cooperação e lidar apropriadamente com as diferenças, segundo ele. O premiê indiano buscou redefinir os laços entre os dois países; após disputas sobre assuntos que incluem a fronteira disputada com o Tibet, entre outras questões.

Os gigantes asiáticos estiveram em uma disputa militar de 73 dias; em um remoto trecho de alta altitude naquela fronteira, no ano passado. Em certo ponto, por fim, soldados dos dois lados atiraram pedras e trocaram golpes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *