Indonésia inicia vacinação contra a pólio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2005 as 05:31, por: CdB

A Indonésia começou, nesta terça-feira, a vacinar de forma obrigatória contra a pólio 6,4 milhões de crianças menores de cinco anos para evitar o contágio de uma doença que reapareceu nas últimas semanas após uma década sem dar sinais de vida no arquipélago.

O Ministério da Saúde, que paga as despesas da campanha, ameaçou com multas e penas de até um ano de prisão os pais que se negarem a imunizar seus filhos, enquanto lançou uma vasta campanha de conscientização através dos meios de comunicação.

Desde o começo da manhã, milhares de mães se aproximaram dos postos de imunização em Jacarta, Banten e Java Ocidental, onde até o momento há 16 menores contagiados pela pólio.

Algumas das mães reconheceram que o fizeram devido à campanha televisiva pedindo aos pais de família para vacinar seus filhos e evitar o contágio.

O surto de pólio afeta principalmente a área de Sukabumi, onde em 21 de abril foi detectado o primeiro doente, um menino de 18 meses internado em um hospital dessa localidade com uma grave paralisia.

A Organização Mundial da Saúde e as autoridades sanitárias indonésias coincidem que o vírus procede da Nigéria, mas se conjecturou que pode ter vindo do Oriente Médio.

Os menores de cinco anos são os mais vulneráveis à pólio, uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso e pode causar paralisias, deformações severas e inclusive a morte nos casos mais graves.