Indonésia orienta aviões a passarem longe de erupção de vulcão

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 as 10:51, por: CdB

O colapso de uma cratera na ilha vulcânica durante a maré alta de sábado gerou ondas de até cinco metros que se espalharam pelo litoral no Estreito de Sunda, situado entre as ilhas de Java e Sumatra.

Por Redação, com Reuters – de Jacarta

A Indonésia elevou o alerta para o vulcão Anak Krakatau, atualmente em erupção, para seu segundo nível mais alto nesta quinta-feira e orientou todos os aviões a manterem distância dias depois dele provocar um tsunami que matou ao menos 430 pessoas.

Vista aérea do vulcão Anak Krakatau, na Indonésia

O colapso de uma cratera na ilha vulcânica durante a maré alta de sábado gerou ondas de até cinco metros que se espalharam pelo litoral no Estreito de Sunda, situado entre as ilhas de Java e Sumatra.

Autoridades alertaram que a cratera do Anak Krakatau, ou filho de Krakatau, continua frágil, despertando temores de outro colapso e tsunami, e fizeram um apelo para que os moradores fiquem longe do litoral.

O vulcão está rugindo de maneira intermitente desde junho, mas está particularmente ativo desde domingo, expelindo lava e rochas e emanando grandes nuvens de cinzas a até 3 mil metros de altura em céus carregados.

Ao elevar o alerta para seu segundo maior nível, a agência geológica nacional criou uma zona de exclusão de cinco quilômetros ao redor da ilha.

Escalada

– A atividade não parou desde 23 de dezembro… prevemos uma nova escalada – disse Antonius Ratdomopurbo, secretário da agência geológica.

Uma camada fina de cinza vulcânica está se assentando em edifícios, veículos e vegetação ao longo da costa oeste de Java desde a noite de quarta-feira, segundo imagens divulgadas pela agência nacional de mitigação de desastres.

As autoridades disseram que a cinza não é perigosa, mas aconselharam os moradores a usarem máscaras e óculos de proteção quando saírem, e as aeronaves foram orientadas a se afastarem.

– Todos os voos estão sendo redirecionados devido à cinza do vulcão Krakatau em alerta vermelho – disse a agência de controle de tráfego aéreo indonésia, AirNav, em um comunicado.

O secretário corporativo da AirNav, Didiet K.S. Radityo, disse à Reuters que nenhum voo internacional ou doméstico foi afetado.

A agência de aviação civil disse que os aeroportos tampouco serão afetados. A capital Jacarta fica cerca de 155 quilômetros ao leste do vulcão.

A Indonésia é um vasto arquipélago situado no “Círculo de Fogo” do Pacífico. Em 1883, o vulcão então conhecido como Krakatoa entrou em erupção com uma das maiores explosões já registradas, matando mais de 36 mil pessoas com uma série de tsunami e diminuindo a temperatura da superfície global em um grau Celsius devido à suas cinzas.

Anak Krakatau é a ilha que emergiu na área em 1927 e vem crescendo desde então. Neste ano o país sofreu seu pior saldo de mortes em desastres em mais de uma década.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *