O Governo indonésio anunciou, nesta sexta-feira, o registro de uma nova vítima de gripe aviária, um menino de 14 anos de idade, segundo o resultado de análises locais.
– As análises locais deram positivo para o vírus H5N1 – disse o diretor de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, Nyoman Kandun.
Se um laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmar este resultado, esta será a 39ª vítima mortal da gripe aviária na Indonésia.
O menor morreu em um hospital de Jacarta na quarta-feira após ser internado em estado já avançado da doença.
Segundo Kandun, o menino contraiu o vírus devido ao contato direto com frangos doentes.
A Indonésia é o país com maior número de mortes registradas por gripe aviária em 2006 e o segundo em números globais, atrás apenas do Vietnã.
A Indonésia, o quarto país mais povoado do mundo, tem 240 milhões de habitantes e 1,3 bilhão de frangos em suas mais de 6 mil ilhas habitadas.
As condições geográficas do arquipélago dificultam a detecção imediata de novos focos e as autoridades indonésias foram criticadas por sua negativa a realizar sacrifícios maciços de aves.
Segundo a OMS, desde a reaparição do vírus H5N1 no Sudeste Asiático, no final de 2003, foram registrados 226 casos humanos de gripe aviária, 129 deles fatais.
Indonésia registra novo caso de gripe aviária
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 16 de junho de 2006 as 09:58, por: CdB