Indústria perde com saturação de modismo diet

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Publicado domingo, 22 de agosto de 2004 as 18:20, por: CdB

Os fabricantes de alimentos que encheram seus estoques com versões de produtos como espaguetes e sorvetes pobres em carboidratos podem enfrentar prejuízos já que a febre das dietas desse tipo parece ter alcançado seu pico, segundo analistas e pesquisadores da indústria de alimentos.

– É normal que alguém chegue a uma festa quando ela está acabando – disse William Leach, analista da indústria de alimentos que trabalha para a Neuberger Berman. As vendas de alimentos pobres em carboidratos aumentaram em US$ 815 milhões para US$ 1,13 bilhão nos doze meses terminados em 13 de junho, de acordo com a Information Resources Inc, que realiza pesquisas de mercado.

Isso inclui as marcas Atkins e Carb Solutions e as extensões de marcas já existentes – como a Carb Options da Unilever, com suas versões alternativas da pasta de amendoim Skipper e das sopas Lipton. Mas, o número de pessoas nos Estados Unidos que diz seguir dietas pobres em carboidratos, como a de Atkins, atingiu seu pico em janeiro em 9%, segundo uma pesquisa conduzida pelo NPD Group. Desde então, esse número se mantém em 7%, disse Harry Balzer, vice-presidente da empresa de pesquisa.

A indústria de alimentos pode ter desperdiçado “centenas de milhões” de dólares para reformular e criar novas embalagens para produtos com menor índice de carboidratos, disse Ken Harris, um consultor que trabalha com companhias de bens de consumo e de varejo para a Cannondale Associates. Leach comparou a moda das comidas pobres em carboidratos com uma febre anterior, do início dos anos 90: a dos alimentos com baixas taxas de gordura.

Ele citou como exemplo uma marca de biscoito com baixas taxas de gordura lançada pela Nabisco, que foi inicialmente um sucesso entre os consumidores. No começo, os estabelecimentos comerciais não conseguiam a quantidade de pacotes que queriam, tamanha era a demanda.

– No ano seguinte, você não conseguia dá-los de presente. No entanto, alguns consumidores podem manter o interesse em alguns produtos pobres em carboidratos como aconteceu com os iogurtes com baixas taxas de gordura –  disse o analista.

Além disso, apesar da moda das dietas pobres em carboidratos ter alcançado seu pico, pode levar um tempo até que o consumo de produtos desse tipo experimente uma queda, disse Balzer da NPD. Alguns dos novos produtos também podem ser reempacotados como uma maneira de tirar vantagem da próxima moda em relação à comida. Harris disse que alguns consumidores estão começando a se preocupar mais especificamente com a quantidade de açúcar em um alimento do que com as taxas de carboidratos.