Infecções por Covid-19 em cidade chinesa de Wuhan voltam a crescer

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo
Publicado quinta-feira, 5 de março de 2020 as 10:54, por: CdB

A China registrou nesta quinta-feira um aumento de novos casos confirmados de coronavírus, revertendo três dias seguidos de queda.

Por Redação, com Reuters – de Pequim

A China registrou nesta quinta-feira um aumento de novos casos confirmados de coronavírus, revertendo três dias seguidos de queda, devido a um aumento nas novas infecções em Wuhan, a cidade no centro do surto.

Agentes de saúde brincam durante período de folga do lado de fora de hotel onde estão hospedadas, em Wuhan
Agentes de saúde brincam durante período de folga do lado de fora de hotel onde estão hospedadas, em Wuhan

A China continental registrou 139 novos casos desde quarta-feira, informou a Comissão Nacional de Saúde, elevando o número total para 80.409. As autoridades notificaram 119 novos casos no dia anterior e 125 na véspera.

O aumento foi causado por mais casos em Wuhan, capital da província de Hubei, onde se acredita que o vírus tenha surgido em um mercado no final do ano passado.

As novas infecções de Wuhan aumentaram de 114 para 131 em comparação com o dia anterior.

Ano Novo Lunar

Após o que alguns críticos disseram ter sido uma resposta inicialmente hesitante ao novo vírus, a China impôs restrições abrangentes para tentar detê-lo, incluindo suspensões de transporte, bloqueios de cidades e a ampliação de um feriado do Ano Novo Lunar em todo o país.

Autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) disseram que outros países têm muito a aprender com a maneira como a China lidou com o surto, e o vice-ministro das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, disse que muitos países pediram ajuda e a China estava respondendo.

O número de novos casos confirmados em Hubei, excluindo Wuhan, permaneceu em um dígito por sete dias consecutivos, com três novas infecções registradas na quarta-feira.

No resto da China continental, fora de Hubei, houve apenas cinco novos casos confirmados, informou a comissão de saúde.

China continental

O número de mortos pelo surto na China continental atingiu 3.012 no final de quarta-feira, uma alta de 31 em relação ao dia anterior. Hubei foi responsável por todas as novas mortes. Em Wuhan, 23 pessoas morreram.

Com a tendência de queda em novos casos nos dias anteriores, as autoridades chinesas voltaram sua atenção para impedir que o vírus fosse trazido de volta de novos países afetados pelo coronavírus no exterior.