Inflação fica abaixo das expectativas

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Abril de 2004 às 07:00, por: CdB

A inflação do município de São Paulo ficou em 0,12% em março. Os dados são do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP. É a menor taxa desde julho do ano passado (-0,08%). A taxa do mês ficou bem abaixo da última previsão do coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti, que apontava variação em torno de 0,25% para o período.

No início de março, Picchetti chegou a projetar inflação de 0,40% para o mês, mas reduziu a previsão com o avanço menor do que o esperado dos produtos industrializados. Segundo ele, devido à falta de demanda no mercado interno, a indústria está tendo dificuldade de repassar o aumento de custos para o varejo.

Analistas ouvidos nesta sexta-feira previam, em média, um dado de 0,21 por cento, com os prognósticos variando de 0,18 a 0,23 por cento.

Por grupos, foram registradas as seguintes variações em março: Habitação (0,27%), Alimentação (0,10%), Transportes (-0,41%), Despesas Pessoais (0,32%), Saúde (0,38%), Vestuário (0,10%) e Educação (0,03%).

O resultado de março comprova que a inflação do início do ano foi realmente sazonal. Em janeiro, a inflação de São Paulo havia ficado em 0,65%, acima do 0,42% de dezembro. Mas em fevereiro recuou para 0,19%.

A alta de janeiro refletiu, principalmente, as elevações nos preços das mensalidades escolares, um movimento que se repete todos os anos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo