Um comitê de intelectuais senegaleses organizou nesta segunda-feira um protesto público em Dacar contra a visita do presidente americano George W. Bush denunciando “a chantagem” de Washington a propósito da Corte Penal Internacional (CPI), constatou um jornalista da AFP.
O Comitê de Iniciativa dos Intelectuais Senegaleses (CIIS) assim como representantes dos partidos políticos fizeram uma passeata pelas ruas da capital chamando Bush de “criminoso”.
– Bush criminoso, Tony Blair, no Tribunal Penal Internacional e Abdoulaye Wade (o presidente do Senegal), cúmplice – diziam as cerca de 40 pessoas que participaram do protesto.
No dia 1 de julho, Washington anunciou a suspensão de sua ajuda militar a 35 países em represália contra a sua recusa em assinar o documento que admite a imunidade dos americanos submetidos eventualmente à CPI.
Bush começa nesta terça-feira em Dacar uma viagem ao continente africano onde vai falar sobre a Aids, o desenvolvimento, a luta contra o terrorismo e a crise na Libéria. Além do Senegal, Bush visitará a África do Sul, Botswana, Uganda e Nigéria.