Inter perde e fica mais perto da segunda divisão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de novembro de 2002 as 00:03, por: CdB

O Internacional perdeu de 1 x 0 para o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, passando a ficar ainda mais próximo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Já o clube mineiro, que teve o seu gol assinalado pelo zagueiro Luisão, deu um passo importante em direção à classificação para as quartas-de-finais da competição.

O Colorado segue com 26 pontos, agora em 14 partidas (36,11% de aproveitamento), amargando a 24ª posição da tabela. O time gaúcho será obrigado a vencer o Paysandu, domingo, em Belém, e ainda torcer por uma seqüência de resultados paralelos, para permanecer na elite do futebol nacional.

O grupo orientado por Wanderley Luxemburgo, com uma vitória sobre o Goiás, em Belo Horizonte, poderá terminar entre os oito primeiros, nesta primeira fase.

O Inter começou pressionando bastante o Cruzeiro. Logo aos 2 min, o atacante Mahicon Librelato recebeu uma excelente assistência de Cleiton Xavier e chutou de primeira, acertando a trave esquerda do goleiro Gomes. Instantes depois, foi a vez Fernando Baiano finalizar com extremo perigo, por cima.

A Raposa, no entanto, respondeu aos 20 min, através de Fábio Júnior. O atacante foi lançado com velocidade, ingressou na grande área e concluiu à meia altura, obrigando o goleiro Clemer a realizar um verdadeiro milagre. À beira do gramado, o técnico Cláudio Duarte exigiu maior atenção da defesa alvirrubra.

A solicitação do treinador acabou não sendo atendida. Aos 23 min, após uma perfeita cobrança de falta de Alex, o zagueiro Luisão subiu mais que seus marcadores e cabeceou no canto direito, abrindo o placar. Os cerca de 20 mil torcedores que ocupavam as arquibancadas do Beira-Rio ficaram completamente calados.

O Internacional sem dúvida alguma sentiu o gol mineiro. Enquanto os donos da casa passaram a errar inúmeros passes, a equipe visitante seguiu tentando os avanços apenas nos contra-ataques. Praticamente não houve mais lances de perigo até o encerramento da etapa inicial.

No tempo final, o Inter voltou a apresentar uma certa superioridade. Aos 4 min, frente a frente com Gomes, Cleiton Xavier cabeceou fraco. Dois minutos depois, foi a vez do centroavante Fernando Baiano levar a torcida colorada à loucura, chutando à direita.

Com o passar do tempo, o nervosismo voltou a tomar conta dos jogadores alvirrubros. Estes, contudo, não perderam a determinação. Aos 15 min, Mahicon Librelato driblou dois adversários e concluiu rasteiro, da intermediária. O goleiro mineiro, de grande atuação, mais uma vez praticou uma defesa excepcional, espalmando para escanteio.

Aos 25 min, outra incrível oportunidade foi desperdiçada pelos donos da casa. Fernando Baiano subiu mais que a zaga visitante e cabeceou para baixo, exigindo novamente uma perfeita intervenção de Gomes. No entanto, foi só. O bom rendimento do sistema defensivo armado por Wanderley Luxemburgo impediu a reação dos gaúchos, que terminaram o jogo extremamente preocupados com o rebaixamento.

INTERNACIONAL 0 X 1 CRUZEIRO

Internacional:
Clemer; Luiz Alberto, Chris e Vinícius; Claiton, Cleitão, Márcio Guerreiro (Daniel Carvalho), Cleiton Xavier e Cássio (Chiquinho); Fernando Baiano (Leandrão) e Mahicon Librelato
Técnico: Cláudio Duarte

Cruzeiro:
Gomes; Luisão, Marcelo Batatais e Cris; Ruy, Recife, Paulo Miranda, Alex (Wendell) e Leandro; Marcelo Ramos (Alessandro) e Fábio Júnior (Lucas)
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Data: 13/11/2002 (Quarta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Roberto Braatz e Altemar Roberto Domingues (PR)
Gols: Luisão, aos 23 min do primeiro tempo (Cruzeiro)
Cartões Amarelos: Márcio Guerreiro (Internacional); Luisão (Cruzeiro)