Internet ajuda ampliar mercado imobiliário

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Publicado Quinta, 03 de Outubro de 2002 às 09:42, por: CdB

Tomás Salles, diretor de Novos Negócios da Lopes Consultoria de Imóveis, afirma que cerca de 50% das pessoas que procuram os corretores já viram os anúncios pela internet. "A pessoa já entra em contato com a imobiliária com a cabeça feita", afirma. Uma das vantagens apontadas por Salles da web sobre os classificados de jornais é a interatividade com o potencial comprador. "Você consegue expor seus produtos com tecnologias avançadas, como o tour virtual, coisa que outras mídias como jornais e revistas não permitem", destaca. Salles assinala também que a busca virtual por imóveis tem se mostrado uma prática comum principalmente entre paulistanos. "Entre os visitantes dos sites de imóveis, a maioria é da cidade de São Paulo", conta. Em segundo lugar aparecem os moradores do interior do estado, seguido pelo do Rio de Janeiro. Para o diretor do site Grandes Negócios do iG, João Farkas, a internet está provocando um salto de qualidade nos negócios com imóveis no Brasil. "O setor se moderniza rapidamente. É muito mais prático para quem procura e compara; mais eficiente para quem oferece e anuncia", diz Farkas. Corretores virtuais As ofertas na web já respondem por cerca de 12% das vendas totais em 2002 para a Tecnisa Engenharia e Comércio. Segundo Alejandro Dicovsky, gerente de e-business da empresa, só em agosto mais de 60 mil visitantes únicos acessaram o site, e a expectativa é de que até no acumulado do ano a marca supere 300 mil. Para atender melhor o internauta que busca opções para fechar um negócio, a Tecnisa criou também uma equipe de corretores virtuais. O grupo responde por e-mail às dúvidas mais freqüentes e fornece detalhes sobre os empreendimentos. "Isso traz também uma maior privacidade ao internauta do que os corretores convencionais. A pessoa revela inicialmente o e-mail, e depois se quiser saber mais detalhes, informa o telefone", assinala. O custo do anúncio em relação ao retorno que traz, é outro atrativo para as empresas. A Seabra Consultoria de Imóveis investe 10% da sua verba em publicidade na internet e a tendência, segundo a empresa, é que se invista ainda mais nesse tipo de mídia nos próximos anos. "O cliente preza muito o conforto, e com a internet não precisa nem sair de casa. (...) Ele já chega na corretora com a idéia praticamente formada do que está querendo comprar", diz Flávio Seabra, diretor superintendente da Seabra Consultoria de Imóveis. Ano é positivo para setor Uma pesquisa do Sindicado da Habitação, Secovi-SP, revelou que desde maio a velocidade das vendas de imóveis vem sendo mantida. Segundo o documento, em julho de 2002 de cada 100 ofertas residenciais 8,1 foram vendidas. Já agosto foi o mês que representou a melhor fase do ano para grandes construtoras e imobiliárias. Com a disparada do dólar e o aumento das incertezas no cenário eleitoral, cresceu a procura por imóveis tanto para moradia quanto para investimentos. De acordo com analistas, isso é reflexo de uma busca maior por ativos seguros. A expectativa do Secovi é que este ano o setor registre um aumento de 10% em relação a 2001, ano em que houve recuo de 5% nas vendas.

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