Ipanema e Tijuca ganham operações Segurança Presente

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 3 de janeiro de 2019 as 13:15, por: CdB

O horário de funcionamento das operações será inicialmente das 8h às 20h, todos os dias da semana. Assistentes sociais também farão plantão nas bases para atuarem no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira foram iniciadas as operações Tijuca Presente e Ipanema Presente. As inaugurações aconteceram na Praça Saens Pena, na Tijuca, e na Praça N. Sra da Paz, em Ipanema, e contou com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca.

Ações começam, com reforço de 50 agentes por dia

As novas operações seguirão o modelo das já implantadas no Aterro, Lagoa, Leblon, Méier, Centro e Lapa, com patrulhamento realizado a pé, em bicicletas, motos e viaturas. Tanto a Operação Tijuca quanto a Ipanema Presente contarão com a atuação de cerca de 50 agentes por dia, incluindo policiais militares da ativa, da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. O policiamento será feito por duplas de policiais acompanhados de um agente civil, que filmará as abordagens.

O horário de funcionamento das operações será inicialmente das 8h às 20h, todos os dias da semana. Assistentes sociais também farão plantão nas bases para atuarem no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A base da Operação Ipanema Presente ficará instalada na Praça Nossa Senhora da Paz e haverá pontos de baseamentos de viaturas na Praça General Osório e Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Na Tijuca, a base da operação será na Praça Saens Pena e o policiamento se estende pelos arredores da praça e com um baseamento de viatura na Praça Varnhagem.

Lapa Presente

Há 5 anos, a Lapa, um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, recebia o reforço no patrulhamento da Operação Lapa Presente. Iniciada em 1º de janeiro de 2014, a ação prendeu em flagrante 5.767 criminosos, sendo mais de 200 por tráfico de drogas, e capturou 781 foragidos da justiça.

Segundo levantamento feito com base nos registros da 5ªDP (Mem de Sá), comparando o ano de 2013, quando não havia a Operação Lapa Presente, com o ano de 2018, no horário e área de atuação da operação, houve uma redução de 90,2% nos roubos de rua e de 92,8% nos furtos a pedestres.

Para o coordenador da Lapa Presente, major Leonardo Laureano, o programa – que foi inspiração para as Operações Segurança Presente, – trouxe grandes mudanças para a região do Rio Antigo e é motivo de muito orgulho para todos os envolvidos.

– Há 5 anos a Lapa comemora a chegada da nossa Operação. Foi através de muito esforço dos nossos agentes, e com a integração de outros órgãos públicos e da sociedade civil, que conseguimos reduzir os índices de criminalidade na região, devolvendo segurança para os moradores, frequentadores e comerciantes da Lapa, que é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam a nossa cidade. Podemos garantir que neste ano de 2019 vamos continuar trabalhando muito para alcançar resultados ainda mais expressivos e atrair mais público para o bairro da Lapa – afirmou o coordenador.

Acolhimento

Além da atuação de policiais militares e agentes civis, que circulam pela região a pé, de bicicleta e de viatura para dar mais segurança, também fazem parte da equipe Lapa Presente, assistentes sociais que realizam ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nestes 5 anos da Operação foram realizadas mais de 51 mil ações de acolhimento.

Horários

A Operação funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 5h30. Neste verão, a operação conta com 1 hora a mais as sextas e sábados, dias de maior movimento, atuando até as 6h30.

A ação conta com o apoio das polícias Civil e Militar, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria Municipal de Conservação, Rio Luz e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Denúncias e informações que colaborem com o trabalho dos agentes podem ser feitas através do Disque-Lapa: 99308-3041.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *