Irã alerta EUA que país também pode agir ‘imprevisivelmente’

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 21 de agosto de 2019 as 12:36, por: CdB

As tensões entre Teerã e Washington aumentaram desde que o governo Trump se retirou de um acordo internacional para conter as ambições nucleares iranianas.

Por Redação, com Reuters – de Estocolmo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse nesta quarta-feira que Teerã pode agir “imprevisivelmente” em reação às políticas “imprevisíveis” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em Caracas

As tensões entre Teerã e Washington aumentaram desde que o governo Trump se retirou de um acordo internacional para conter as ambições nucleares iranianas no ano passado e começou a intensificar sanções. As autoridades do Irã repudiaram as novas penalidades, que veem como uma “guerra econômica”.

– A imprevisibilidade mútua levará ao caos. O presidente Trump não pode ser imprevisível e esperar que outros sejam previsíveis. A imprevisibilidade levará à imprevisibilidade mútua, e imprevisibilidade é caos – disse Zarif em um discurso no Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Sipri).

Embarcações

Nos últimos meses, o comércio global de commodities foi abalado por uma série de ataques a embarcações mercantes internacionais, que os EUA atribuíram ao Irã, e pela apreensão de um navio-tanque britânico. Teerã negou as acusações.

Washington, que tem de longe o maior contingente naval do Ocidente no Golfo Pérsico, vem pedindo aos seus aliados para participarem de uma operação para proteger o Estreito de Ormuz, uma rota vital para a indústria petroleira mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *