O Irã disse no sábado que voltará a fabricar combustível nuclear se a polêmica sobre o programa nuclear do país for encaminhada ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Autoridades norte-americanas disseram na sexta-feira que continuavam tentando levar a questão do Irã ao conselho para possíveis sanções, mas ainda não obtiveram garantias de apoio da União Européia (UE) para a ação. Os europeus tentam mediar um acordo com o Irã.
O governo norte-americano argumenta que o Irã está fabricando combustível para ogivas atômicas, mas Teerã insiste que seu objetivo é usar urânio enriquecido apenas em usinas de energia.
— Se os americanos conseguirem levar o caso do Irã ao Conselho de Segurança, o Irã suspenderá imediatamente todas as suas medidas voluntárias — disse o principal negociador nuclear do Irã, Hassan Rohani, durante uma entrevista coletiva.
O Irã concordou no ano passado em suspender a fabricação de combustível nuclear por alguns meses, enquanto mantinha negociações com Grã-Bretanha, França e Alemanha. Os países europeus buscam que o Irã abandone seu programa de combustível em troca de incentivos econômicos.
Irã ameaça fabricar combustível nuclear
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 5 de março de 2005 as 11:42, por: CdB