Irã descarta negociações com EUA sobre novo acordo nuclear

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 19 de agosto de 2019 as 11:00, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que o país não está interessado em negociar com autoridades norte-americanas.

Por Redação, com Reuters – de

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse que o país não está interessado em negociar com autoridades norte-americanas, mas qualquer mediação deve se concentrar em trazer os Estados Unidos de volta ao acordo nuclear de 2015, do qual se retiraram no ano passado.

Chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif

Zarif se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, que disse que a Europa estava fazendo seu melhor para resguardar o acordo.

Segurança na Síria

Um acordo dos Estados Unidos para estabelecer uma zona de segurança no norte da Síria, um aliado próximo do Irã, é “provocativo e preocupante”, afirmou o ministério iraniano de relações exteriores, segundo a agência semi-oficial Fars.

Os EUA e a Turquia acertaram na semana passada estabelecer um centro de operações conjunto para uma zona de segurança ao longo da fronteira síria no norte do país.

– O porta-voz do Ministério das Relações Exeriores Abbas Mousavi…disse que o recente anúncio e acordos pelas autoridades norte-americanas sobre a criação de uma zona de segurança no norte da Síria são provocativos e preocupantes – afirmou a Fars.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *