O hoverno iraniano anunciou nesta terça-feira que já era capaz de fabricar grandes quantidades de mísseis balísticos Shahab-3, de médio alcance, que os especialistas na área de defesa dizem ser capaz de atingir Israel ou bases dos EUA no Golfo.
– Temos a capacidade de produzir em massa os mísseis Shahab-3 – disse o ministro da Defesa iraniano, Ali Shamkhani, a jornalistas. Suas declarações foram confirmadas pelo Ministério da Defesa.
Autoridades disseram nos últimos meses que a Guarda Revolucionária do Irã poderia usar os Shahab-3 para atingir Israel, se o Estado judeu resolvesse atacar as instalações nucleares iranianas.
Israel e os Estados Unidos acusam o Irã de desenvolver ogivas nucleares que seriam transportadas pelos Shahab-3, mas o Irã diz que suas instalações atômicas têm por único objetivo gerar eletricidade.
O governo iraniano já havia anunciado ter melhorado a precisão do Shahab-3 e aumentado seu alcance para 2.000 Km. Isso deixaria partes do sul da Europa dentro do alcance dos mísseis iranianos.