A Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovou a abertura de negociações com o Irã para acesso do país como membro da instituição. A aprovação só foi possível depois que os Estados Unidos levantaram o veto que vinham mantendo contra o país.
A OMC só pode tomar decisões importantes como essa por consenso dos seus 148 membros.
A aprovação aconteceu um dia depois de autoridades iranianas terem chegado a um acordo com três ministros de Relações Exteriores europeus sobre o programa de enriquecimento de urânio do Irã.
Questionado se havia uma ligação entre um acordo na área nuclear e a luz verde para negociações de entrada na OMC, o embaixador do Irã na ONU, em Genebra, Mohammad Reza Alborzi, respondeu:
– Não vemos isso dessa maneira e não acho que a OMC veja isso dessa maneira. Assuntos comerciais são assuntos comerciais.
Bloqueio
O Irã entrou com pedido de acesso à OMC em 1996 e sua candidatura foi avaliada pela primeira vez em 2001. Desde aquele ano, porém, os Estados Unidos bloquearam a candidatura num total de 22 reuniões do Conselho Geral da OMC. Em março, os Estados Unidos ofereceram incentivos econômicos para que o Irã abandone sua suposta busca por desenvolvimento de armas nucleares.
Esse compromisso foi posto em risco depois que o Irã declarou, recentemente, sua intenção de retomar atividades nucleares. Uma possível crise foi evitada na quarta-feira quando os ministros do chamado EU-3 – Alemanha, Grã-Bretanha e França – fizeram um acordo com o Irã de suspensão de atividades por dois meses.