Irã anuncia míssil de cruzeiro com longo alcance em aniversário de revolução

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 2 de fevereiro de 2019 as 12:07, por: CdB

Especialistas ocidentais dizem que o Irã costuma exagerar a capacidade de seus armamentos, embora seus mísseis balísticos de longo alcance causem preocupações.

Por Redação, com Reuters – de Dubai

O Irã revelou neste sábado um novo míssil de cruzeiro com alcance de 1,3 mil quilômetros, noticiou a TV estatal iraniana em meio às apresentações do 40º aniversário da Revolução Islâmica de 1979.

O Irã revelou neste sábado um novo míssil de cruzeiro com alcance de 1,3 mil quilômetros

– Com um alcance de mais de 1,3 mil quilômetros… este míssil de cruzeiro precisa de muito pouco tempo para estar pronto para uso e pode voar a baixa altitude – disse o ministro da Defesa iraniano, Amir Hatami, em declarações transmitidas pela TV estatal durante a cerimônia de apresentação.

Hatami disse que o novo míssil, chamado Hoveizeh, integra a família de mísseis de cruzeiro Soumar, que foi apresentada em 2015.

Especialistas ocidentais dizem que o Irã costuma exagerar a capacidade de seus armamentos, embora seus mísseis balísticos de longo alcance causem preocupações.

O Irã anunciou em janeiro o fracasso de sua tentativa de lançar um satélite, depois de Teerã ter sido alertada pelos EUA a evitar tal atividade.

Washington alertou Teerã no mês passado contra três lançamentos previstos de foguetes, o que para os EUA seria uma violação a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, devido à utilização de tecnologias para mísseis balísticos.

A preocupação dos EUA é que a tecnologia balística de longo alcance utilizada para lançar satélites também possa ser utilizada para lançar bombas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *