Iraque diz que vídeo de líder do EI foi gravado em ‘área remota’

Arquivado em: Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 30 de abril de 2019 as 12:40, por: CdB

Abdul Mahdi disse que a aparição de Baghdadi foi uma tentativa de estimular os militantes e que o Estado Islâmico tentará realizar mais ataques.

Por Redação, com Reuters – de Bagdá

O Estado Islâmico continua sendo uma grande ameaça ao mundo, apesar de suas capacidades reduzidas, disse o primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, nesta terça-feira, acrescentando que seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, fez sua aparição em vídeo mais recente em uma “área remota”.

O Estado Islâmico continua sendo uma grande ameaça ao mundo

Abdul Mahdi não disse em que país se encontra tal área.

Um vídeo divulgado na noite de segunda-feira pela rede midiática do Estado Islâmico mostra um homem que diz ser Baghdadi no que seria sua primeira aparição desde que ele declarou o hoje extinto “califado” dos jihadistas cinco anos atrás.

Não foi possível verificar de forma independente a autenticidade e a data da gravação.

Abdul Mahdi disse que a aparição de Baghdadi foi uma tentativa de estimular os militantes e que o Estado Islâmico tentará realizar mais ataques.

– Quanto à localização de Baghdadi, não podemos dar informações de inteligência no momento, mas está claro no vídeo que ele está em uma área remota – disse Abdul Mahdi em uma coletiva de imprensa durante uma visita a Berlim.

– O Daesh (Estado Islâmico) não é só uma organização pequena, ele está disseminado e tentará renovar a confiança de seus militantes e realizar ataques como aqueles no Sri Lanka – disse, referindo-se aos atentados de Páscoa cometidos naquele país neste mês e reivindicados pelo grupo.

– Mas suas capacidades foram muito reduzidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *