Iraquianos retomam controle do porto de Umm Qasr

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de maio de 2003 as 08:22, por: CdB

O porto de Umm Qasr, no sul do Iraque, é o primeiro a voltar ao controle de iraquianos desde a queda do regime de Saddam Hussein.

Soldados britânicos, que assumiram o controle de diversos portos estratégicos há sete meses, passaram o controle para um conselho municipal formado interinamente por 12 pessoas.

As eleições para a escolha dos membros permanentes do conselho serão realizadas no dia 22 de maio.

O novo administrador americano para o Iraque, Paul Bremer, chegou ao país na terça-feira. Entre as obrigações de Bremer está a supervisão da transição política para a criação de um governo interino no Iraque.

Uma rápida cerimônia nesta quinta-feira marcou a entrega do porto, com o tenente-coronel Peter Jones representando as forças britânicas.

Umm Qasr – que tem uma população de 45 mil pessoas – foi a primeira cidade a se render à coalizão e é a primeira a voltar ao controle iraquiano com o fim da guerra.

A cidade foi considerada um objetivo militar essencial e um porto vital para ajuda humanitária. O trabalho principal agora é retomar o movimento interrompido pela guerra na área.

Serviços públicos já foram restaurados e uma nova força policial está fazendo a segurança da cidade costeira.

No sábado, 200 soldados britânicos irão embora, deixando apenas uma pequena quantidade para o caso de novos problemas.

As eleições democráticas que devem ser realizadas na semana que vem serão abertas a todas as pessoas com mais de 18 anos.

O responsável pelo conselho interino disse que a entrega do porto é um grande momento: “a primeira vez em mais de 35 anos que as pessoas podem realmente escolher o destino da cidade”.