Um sistema de radares que emitem alertas avançados sobre foguetes passou em seu primeiro teste real, nesta quarta-feira, em uma cidade de fronteira de Israel, avisando moradores a tempo de procurar abrigo, disseram autoridades.
Segundo elas, o sistema Maanim, lançado em Sderot nesta terça-feira, soou um alarme 20 segundos antes de dois foguetes Qassam disparados por militantes do Hamas na Faixa de Gaza terem caído. Não há relatos de vítimas ou danos.
– O alerta foi ouvido em toda a cidade, e os moradores conseguiram se esconder a tempo. O sistema é um sucesso – afirmou à Reuters Yehuda Ben-Maman, da segurança de Sderot.
Militantes mataram quatro moradores de Sderot com foguetes feitos de canos e explosivos.
Israel matou até agora ao menos 93 palestinos desde que enviou tanques ao norte de Gaza depois que um foguete Qassam matou duas crianças em Sderot em setembro.
Autoridades não quiseram dizer como os novos radares funcionam. Analistas acreditam que eles usam relatos de observadores em terra e de vigilância aérea para localizar os foguetes e então emitem um alerta pelo sistema de avisos públicos de Sderot.