Itália acusa França de tentar devolver imigrantes pela fronteira

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2018 as 14:39, por: CdB

As autoridades italianas acusam a França de deixar na cidade de Claviere imigrantes que tinham chegado ao território francês.

Por Redação, com EFE – de Roma

A Itália acusou nesta terça-feira as autoridades da França de tentarem devolver imigrantes menores de idade pela fronteira entre os dois países, onde o governo italiano decidiu instalar um posto policial, informaram fontes do Ministério do Interior em Roma.

A Itália acusou nesta terça-feira as autoridades da França de tentarem devolver imigrantes menores de idade pela fronteira entre os dois países

As autoridades italianas acusam a França de deixar na cidade de Claviere imigrantes que tinham chegado ao território francês, mostrando inclusive alguns vídeos nos quais é possível ver vários imigrantes sendo deixados em solo italiano por um furgão policial francês.

No entanto, hoje os italianos garantiram que a polícia francesa também tentou devolver menores de idade.

Este último episódio teria acontecido em 18 de outubro, às 22h30 locais (17h30 em Brasília), quando as autoridades italianas impediram a tentativa das francesas de deixar “de forma apressada” em território italiano menores de idade que tinham atravessado a fronteira.

O fato foi relatado pelo grupo de especialistas que o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, enviou à região para averiguar o ocorrido, segundo as mesmas fontes.

Crise

Enquanto ainda não há uma definição sobre a situação, Salvini determinou a presença permanente de um dispositivo policial na fronteira, pediu aos técnicos que analisem a fundo o ocorrido e reiterou seu convite ao ministro do Interior francês, Christophe Castaner, para uma reunião em Roma.

Salvini é muito crítico com a gestão europeia do fluxo migratório e, concretamente, com a França, que impede a passagem de imigrantes vindos da Itália por pontos como a cidade de Ventimiglia, no noroeste do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *