Ivanov e José Eduardo dos Santos vão à Cúpula do Mercosul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 4 de dezembro de 2003 as 00:59, por: CdB

O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, e o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, irão como convidados à Cúpula do Mercado Comum do Sul, que acontecerá no dia 16 em Montevidéu, informaram na última quarta-feira fontes do Governo uruguaio.

A participação de Ivanov na reunião do Mercosul foi confirmada pelo chanceler uruguaio, Didier Opertti.

O governo de Batlle convidou dois anos atrás o presidente russo, Vladimir Putin, à Cúpula anterior do principal bloco sul-americano.

O governante russo suspendeu a viagem dentro das medidas de segurança dos vôos internacionais desatadas pelo atentado às Torres Gêmeas de Nova York em 11 de setembro de 2001.

Nesta ocasião, o chanceler Ivanov trará ao bloco sul-americano a representação do governo de Moscou, interessado em estabelecer uma maior e melhor corrente comercial com os países da região.

Por sua vez, o presidente angolano Dos Santos, que também fará uma visita de Estado ao Uruguai, será por sua vez o primeiro presidente africano a presenciar uma Cúpula do bloco integrada por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e seus associados Bolívia e Chile.

O Mercosul também fez o convite ao comissário comercial da União Européia, Pascal Lamy, para vir à Cúpula.

O bloco latino-americano negocia atualmente um acordo comercial com a União Européia.

Com a oportunidade do encontro semestral dos presidentes do Mercosul acontecerá também uma reunião de Ministros de Relações Exteriores de 10 países latino-americanos para tentar concluir um tratado de livre comércio entre o bloco e a Comunidade Andina de Nações, formada por Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.