Jaques Wagner quer democracia participativa no México

Arquivado em:
Publicado Quinta, 15 de Abril de 2004 às 00:22, por: CdB

O ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, defendeu na última quarta-feira, na Cidade do México, o 'diálogo social' por meio do estímulo à participação dos representantes da sociedade civil na construção de formas mais justas de relacionamento global entre as nações, em busca do desenvolvimento econômico com inclusão social. Jaques Wagner participa do III Encontro da Sociedade Civil Organizada da Europa, América Latina e Caribe.

- A criação ou o reforço das estruturas de diálogo e de concertação entre os representantes da sociedade civil organizada e seus governantes favorecerá a promoção da democracia participativa e uma globalização mais justa - afirmou o ministro na abertura do encontro.

Ele sugeriu a criação de conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social no maior número de países da América Latina e Caribe. No Brasil, o CDES foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003.

O encontro termina nesta quinta e no encerramento, o ministro falará sobre 'Reforço e criação das estruturas de diálogo na sociedade civil para a construção de uma coesão social'.

A sessão será comandada pelo presidente do Comitê Econômico e Social Europeu (Cese) e terá a participação de representantes do Conselho Econômico e Social da Espanha, da Câmara da Indústria do Uruguai e do Conselho Consultivo dos Trabalhadores da Comunidade Andina.

O encontro é preparatório à reunião de Cúpula dos Chefes de Estado, agendada para maio em Guadalajara. 'A coesão social na América Latina' é o tema geral do encontro. Estão participando 172 representantes de áreas econômicas e sociais dos países convidados.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo